Rigor
31/01/2019
Prefeitura de Florianópolis finaliza obras de pontes e galerias prejudicadas pelas chuvas de janeiro de 2018
01/02/2019

A Praça da Praia Brava “Emília Grattoni Gomes” foi totalmente revitalizada através do Programa Adote uma Praça da FloripAmanhã em parceria com a Floram/Prefeitura Municipal de Florianópolis e será inaugurada nesta quinta-feira (31/01), 18h.

Para o coordenador do Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente (GT REVIT), da Associação FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho, a revitalização da praça transforma o espaço e possibilita a criação de um ambiente agradável, confortável e mais seguro para toda a comunidade. “Um espaço revitalizado se torna muito mais atrativo para o lazer e o deleite das pessoas”, disse.

A praça foi adotada no mês de outubro pela Caruso Jr Estudos Ambientais Engenharia. “Adotei a praça porque há muitos anos a área está degradada e abandonada”, disse o empresário Francisco Caruso Gomes Jr. “Graças à essa parceria público privada com a prefeitura pôde-se recuperar uma área degradada e transformar numa área de lazer tanto para para os moradores quanto para os usuários da Praia Brava”, salientou. A praça terá um parque infantil, academia e ponte sobre a restinga, para acesso à praia.

Restauração da restinga degradada

Junto à revitalização da praça foi realizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) a recuperação da restinga. Praticamente toda a costa da região foi degradada pela ação de ressacas, segundo Salomão Mattos Sobrinho. “A prefeitura já havia recuperado uma parte da restinga e deu continuidade aos trabalhos no local junto à praça”, contou. O diretor geral da Floram, Marcos Silva disse que a área recuperada é de 500m2 e o objetivo de todo projeto, revitalização da praça e restauração da restinga, é proporcionar mais qualidade de vida. “O papel da prefeitura é buscar alternativas para melhorar os espaços públicos, neste caso em parceria com a iniciativa privada, condomínios e associações. Fizemos o acompanhamento e a fiscalização da adoção”, disse Marcos.

Segundo Salomão, o trabalho  realizado na Praia Brava é muito importante para todo o ecossistema da região. “A importância de toda essa intervenção se resume na possibilidade do ser humano conviver em perfeita integração com a natureza. Isso irá fazer com que as pessoas se sintam responsáveis também pelo seu cuidado e sua preservação”, disse Salomão, ressaltando que a parceria do poder público municipal e a iniciativa privada foi primordial para que a Praia Brava fosse revitalizada.

Galeria de fotos da praça concluída

 

Galeria de fotos das obras

Matéria atualizada em 31/01/2019)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *