Ponte Hercílio Luz será usada por pedestres, transporte público e bicicletas, diz prefeito
24/01/2019
Impressiona
24/01/2019

MPSC chama reunião para discutir ocupação do Centro Histórico de Florianópolis

Uma reunião marcada para o próximo dia 29 de janeiro na 28ª Promotoria de Justiça da Capital pretende discutir a ocupação da área leste do Centro de Florianópolis.  Nos últimos dias, região tem sido palco de episódios protagonizados pelas forças de segurança, como foi o caso da ação da Polícia Militar que terminou em confusão generalizada na noite de domingo. Entre os itens da pauta, o promotor Rogério Seligman cobrará informações sobre a transformação da região em área de interesse cultural. Nos próximos dias, a SUSP (Superintendência de Serviços Públicos) fará um levantamento para apresentar ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

A região ficou praticamente abandonada com a substituição do Terminal Cidade de Florianópolis pelo Ticen (Terminal de Integração Central), o que reduziu significativamente a circulação de pessoas. Na época, comerciantes chegaram a organizar protestos e cobraram ações do poder público. Aos poucos, o comércio de rua foi fechando as portas e uma antiga vocação daquela região foi resgatada.

Hoje são mais de uma dezena de bares, espaços culturais, antiquários e iniciativas voltados para inovação no quadrilatero entre a Praça 15 e a Hercílio Luz. Em dezembro do ano passado, a Câmara de Vereadores incluiu as ruas que compõe a agora chamada área leste do Centro como espaços públicos destinados a práticas culturais. O projeto nasceu de uma demanda dos próprios comerciantes, que com isso buscam flexibilização na concessão de autorizações. A reunião marcada no MPSC faz parte de um inquérito civil aberto em 2011 pela 28ª Promotoria de Justiça da Capital, que desde aquela época cobra ações para regularização do som e das atividades na região.

(Confira matéria completa em ND, 23/01/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *