Pressão popular viabiliza CPI sobre o sistema de transporte coletivo de Florianópolis
10/01/2019
Uso de patinetes elétricos exige cuidados com a segurança
11/01/2019

Grupo de pesquisa lança revista sobre inovação no setor público em SC

De que maneira o setor público pode se valer de iniciativas de inovação – e de que forma isso se torna um diferencial para os governos e a população? O tema “inovação no governo” é o tema da quinta edição da VIA Revista, publicação produzida pelo grupo de pesquisa VIA – Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina, e que está disponível gratuitamente neste link.

A nova edição, que transita entre pesquisas acadêmicas e textos jornalísticos, aborda as Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Brasil, e como a legislação pode ser um diferencial para os municípios, trazendo exemplos encontrados nas cidades catarinenses de Luzerna, Palhoça e Florianópolis.

Com aproximadamente 6 mil habitantes, a cidade de Luzerna, localizada no meio oeste catarinense, foi pioneira ao estabelecer uma legislação municipal de inovação, a partir da Lei Ordinária 615, de 2005. Segundo o prefeito Moisés Diersmann, a legislação abre portas para a implantação da incubadora do município e do núcleo de inovação tecnológica local.

“O primeiro e grande benefício é frear o êxodo desses jovens, que muitas vezes têm capacidades técnicas e intelectuais altíssimas para desenvolver produtos e processos inovadores e por não ter incentivo, não ter apoio, acabam indo para centros maiores e não retornam mais para a cidade”, conta o prefeito à VIA Revista.

Na Capital, destaques para a rede de Centros de Inovação criada ao longo de 2018 e que conta com quatro empreendimentos em operação – no Continente, Centro, SC-401 e Sapiens Parque (norte da Ilha) – além do programa Living Lab, que selecionou 10 projetos em diversas áreas para desenvolver soluções inteligentes aos moradores da cidade – de aluguel de carros elétricos a sistemas de automação, segurança e plataformas para gestão pública participativa, entre outras.

IDEIAS ALÉM DE SC

O Laboratório de Inovação em Mobilidade (Mobilab) da cidade de São Paulo, que surgiu para mudar o relacionamento da administração pública com a tecnologia, introduzindo inovação, transparência e participação da sociedade civil é uma das iniciativas desenvolvidas fora do estado apresentadas na revista.

Na concepção do secretário de Segurança Urbana da cidade do Recife, Murilo Cavalcanti, “nenhuma, absolutamente nenhuma iniciativa que parta do setor público e não tenha a participação efetiva da sociedade civil terá sucesso”. Responsável pela concepção e modelo de gestão do Centro Comunitário da Paz (COMPAZ), voltado para a promoção da cidadania, educação, e cultura de paz, ele é um dos especialistas entrevistados na edição especial.

Todas as edições do VIA Revista estão disponíveis online e gratuitamente pelo link  http://via.ufsc.br/download-revista/

TEXTO: SC Inova com informações da VIA – Estação Conhecimento

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *