Construção do trapiche de Canajurê dá um passo para trás
08/01/2019
Cidades Criativas Unesco da Gastronomia em Fórum Internacional em Macau
08/01/2019

Esgoto ilegal no rio Capivari piora condição do banho de mar na praia dos Ingleses

Com um histórico de qualidade duvidosa para banho de mar, o ponto da praia dos Ingleses na foz do rio Capivari voltou a ser alvo de reclamações de moradores e banhistas. Nas últimas semanas de 2018, mesmo com cheiro forte e coloração escura da água, uma placa do IMA (Instituto do Meio Ambiente) chegou a apontar o local como próprio para banho. O ponto só voltou a estar impróprio na primeira leitura de 2019, no dia 4 de janeiro. O município diz que a poluição é fruto de ligações clandestinas de esgoto das residências próximas e das ações dos caminhões limpa-fossa, que estariam despejando efluentes nos canais de drenagem que escoam para o rio. A Casan, concessionária responsável pelo serviço de saneamento, promete concluir as obras de construção da rede coletora e da Estação de Tratamento que vai atender Ingleses e Santinho até o final de 2019.

“Eu sou do tempo em que as crianças tomavam banho nesse rio. Mas de uns dez anos para cá o problema tem se agravado e é assim toda temporada. O problema disso é que não tem rede de esgoto e vai tudo pro mar”, desabafou o morador Sérgio Muller, 70, vizinho ao rio. Sérgio relatou o um dos netos contraiu uma virose depois de um banho de mar na região: “E o que vejo nesses anos todos é que ninguém faz nada, só prometem”.

No dia 2 de janeiro, após denuncias dos moradores, fiscais  da Vigilância em Saúde, Floram, além de equipes de apoio do Programa Floripa Se Liga Na Rede e da Secretaria de Infraestrutura, visitaram dois condomínios localizados nas proximidades do rio e constataram o lançamento irregular de esgoto.

(Confira matéria completa em ND, 07/01/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *