Veículos de serviço doados à Prefeitura são entregues para uso em praias do Norte da ilha
29/01/2019
Conheça as startups de SC que vão participar do maior evento mundial do mercado de SaaS
30/01/2019

O município de Florianópo­lis é com certeza um dos mais belos do Brasil. Esta maravilhosa cidade, com suas dezenas de praias e lagoas de grande variedade e caracterís­ticas ambientais está cada vez mais pressionada e ocupada sem nenhum planejamento. A gestão da orla, dizem os estu­diosos, é um dos maiores desa­fios do século 21. O aumento do nível do mar, crescimento da população, ocupação do território, gestão de resíduos, poluição e doenças infecciosas tendem a se expandir cada vez mais. E como podemos enfrentar este desafio?

Há muitos anos temos uma legislação especí­fica, o Gerenciamento Costeiro, que define a gestão costeira, ou seja, o uso do território terrestre e mari­nho que delimita a faixa litorâ­nea. Esta lei não foi implantada até o momento em Florianópo­lis, o que vem gerando grandes conflitos sociais e insegurança jurídica. Como não há planeja­mento de ocupação, aumenta a cada vez mais a instabilidade e na prática o que está aconte­cendo é que se está impedindo o uso adequado dessas áreas e dificultando também inves­timentos e segurança para moradores e investidores, que poderiam estar gerando rique­za e trabalho, aliados a pre­servação do nosso patrimônio ambiental, a grande riqueza que temos. Diante deste qua­dro, queremos propor uma integração e ações conjuntas da Prefeitura Municipal de Flo­rianópolis, Secretaria do Patri­mônio da União, universidades, demais entidades associativas e sociais para uma mobilização e o enfrentamento da questão da Orla do Município de Floria­nópolis. A gestão Costeira não deve ser vista como um limi­tante das ações humanas.

Pelo contrário, é um desafio e uma oportunidade para no­vas e estimulantes atividades sociais e econômicas na orla, para o desenvolvimento de um modelo de sociedade mais equilibrada, mais justa e mais harmoniosa. Não temos dúvi­das de que as entidades estão prontas para uma parceria pú­blico- privada. Temos inteligên­cia e grande compromisso com a cidade que vivemos , fazemos negócios e criamos nossos fi­lhos e netos. Vamos levantar a bandeira da Orla de Floripa!

(ND, 29/01/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *