Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, será fechado à noite
09/01/2019
Hotéis, bares e restaurantes são fiscalizados sobre uso de cadeiras e mesas nas praias de Florianópolis
09/01/2019

Empreiteira paralisa atividades do Contorno Viário da Grande Florianópolis

A empreiteira italiana Salini Impregilo paralisou nesta terça-feira (8) as atividades na obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis. A empresa fala que há um impasse com a concessionária Arteris Litoral Sul.

Em nota, a Arteris afirma que as obras foram paradas sem aviso prévio. “A concessionária está notificando a empreiteira para que promova a retomada imediata das atividades e assim garanta o cumprimento do cronograma. A finalização do Contorno de Florianópolis não será impactada por essa paralisação”, diz em nota.

Os trabalhos haviam sido retomados na segunda (7) após férias coletivas dos trabalhadores, que começaram em 21 de dezembro. Antes desse período, o andamento da obra era normal, conforme a empreiteira.

A Salini Impregilo não informou mais detalhes sobre os motivos da paralisação, apenas disse que ainda não chegou a um acordo final com a concessionária.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Obras Públicas, Privadas e Afins do Estado de Santa Catarina (Sintrapav-SC) afirmou que, após as demissões, há atualmente cerca de 460 trabalhadores na empreiteira. Desses, aproximadamente 30 estão de férias e os demais estão à disposição da empresa e aguardam em casa a retomada da obra.

A Arteris Litoral Sul diz ainda na nota que lamenta a paralisação e que os compromissos financeiros com a empreiteira estão sendo cumpridos. Também afirma que está com 70% do Contorno Viário em obras e que já investiu quase R$ 1 bilhão nos trabalhos.

Diminuição no ritmo e paralisação
Entre 24 de novembro e 3 de dezembro do ano passado, as obras no trecho diminuiram o ritmo e a empreiteira demitiu trabalhadores.

Antes, entre 22 de outubro e 3 de novembro, os trabalhadores da obra fizeram uma paralisação. Eles tinham parado as atividades por insatisfação com a remuneração e com as condições de trabalho.

Obra no trecho Norte
O trecho em questão tem cerca de 23 quilômetros, a partir do limite entre Governador Celso Ramos e Biguaçu. A previsão de término desse trecho é para meados de 2020.

No local, a empreiteira faz trabalhos como de terraplanagem, desmontes e escavação de rochas, fabricação de vigas pré-moldadas e pavimentação.

A empreiteira atua na obra desde fevereiro de 2017, conforme a concessionária. Ela também faz trabalhos pontuais em um trecho intermediário do Contorno Viário, relacionados a desmontes de rochas.

Contorno Viário
O último prazo divulgado de conclusão das obras de todo o Contorno Viário foi dezembro de 2021, dito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em junho.

A construção começou há quatro anos e teve a previsão de término adiada várias vezes. Pelo contrato original, a construção de 51,4 quilômetros em Governador Celso Ramos, Biguaçu e Palhoça deveria ter sido finalizada em 2012, mas os trabalhos só tiveram início em 2014.

(G1SC, 08/01/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *