Discussão sobre a operação da Zona Azul de Florianópolis vai parar na Justiça
13/12/2018
Fiscalização no Sul da Ilha lacra 14 imóveis
13/12/2018

Udesc inicia nesta quinta limpeza de terreno que terá escola estadual e Novo Cefid

Iniciará nesta quinta-feira, 13, o processo de demolição e limpeza de entulhos da antiga Escola Estadual Dayse Werner Salles, que será reconstruída junto às futuras instalações do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. Interditada pela Defesa Civil em 2015, a estrutura está localizada no Bairro Capoeiras, em um terreno com cerca de 30 mil m², próximo à Via Expressa.

Representantes da comunidade, da escola estadual e da universidade irão ser reunir, às 10h, no local para acompanhar o início da atividades, que marca mais um passo na reconstrução da escola e na construção do Novo Cefid. Pelo contrato, o serviço deverá ser concluído em até 60 dias.

Reunião

A assinatura da ordem de serviço entre a Udesc Cefid e a empresa JV Juttel, responsável pelos serviços de demolição, retirada de entulhos e disposição de resíduos, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 12, na sede atual da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros. Estiveram presentes gestores e representantes da Universidade, incluindo o reitor, Marcus Tomasi, representantes da comunidade e da escola estadual.

Os participantes foram atualizados sobre o andamento do projeto executivo de reconstrução da escola, que está sendo finalizado pela empresa Econômica Engenharia para aprovação junto à prefeitura e demais órgãos competentes. A nova estrutura prevista inclui um ginásio.

Representantes

Pela universidade, também participaram do encontro integrantes da Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras, incluindo o coordenador, Raimundo Nonato, e diretores da Udesc Cefid, dentre eles Joris Pazin (diretor-geral), Ismael Franz (Administração) e Susana Matheus Pereira (Extensão), e o diretor-geral na gestão anterior, Paulo Henrique Xavier de Souza.

Entre os representantes da escola, participaram o diretor, James Rafael Ribeiro Valle, professores, integrantes do conselho deliberativo, da Associação de Pais e Professores (APP) e da Comissão de Acompanhamento da Reconstrução da Escola Dayse (Cared), além de alunos do grêmio estudantil.

Próximos passos

Os próximos passos para execução da obra preveem a construção de um muro em torno do terreno, cujo edital será lançado após a limpeza da área. Também está prevista a remoção de um almoxarifado da Secretaria do Estado de Educação existente no local. Já licitada, a demolição será feita após a estrutura ser desocupada.

Além da limpeza e da proteção do terreno e da obtenção das licenças necessárias, será aberta licitação para execução do projeto – pelo cronograma atual, a reconstrução da escola deverá ser concluída até 2020.

Já o projeto do Novo Cefid será elaborado por meio de outra licitação. A nova estrutura terá piscina semiolímpica, piscina terapêutica, três quadras poliesportivas, sala de lutas esportivas, sala de dança, ginásio de ginástica rítmica e novas instalações para a Clínica Escola de Fisioterapia, laboratórios da Udesc Cefid, salas de aula e administrativas, biblioteca, restaurante, sala de reuniões e sala de entidades estudantis.

Recursos da universidade

Viabilizada com recursos próprios da universidade, a construção do complexo com a Escola Estadual Dayse Werner Salles e a Udesc Cefid promoverá uma ampla revitalização na região. O projeto prevê áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

O terreno foi transferido à Udesc pelo Governo do Estado por meio da Lei Estadual nº 17.424/2017 e, em fevereiro deste ano, o pré-projeto foi apresentado em audiência pública à comunidade e ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC).

Expansão

Atualmente instalada em uma área de 11,5 mil metros quadrados, a Udesc Cefid precisou adquirir e alugar casas anexas nos últimos anos, pois atingiu o limite de expansão física no seu terreno original.

O centro de ensino oferece cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Fisioterapia, além do Mestrado e do Doutorado em Ciências do Movimento Humano e do Mestrado em Fisioterapia. Professores, estudantes e técnicos da unidade realizam diversas ações de ensino, pesquisa e extensão que incluem serviços oferecidos gratuitamente à comunidade, nas áreas de saúde e esporte.

(sc.gov.br, 12/12/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *