Florianópolis quer apostar em turismo naútico para movimentar economia
05/12/2018
Mutirão de limpeza: Voluntários retiram toneladas de lixo do canal da Barra
05/12/2018

Udesc auxiliará prefeituras de Florianópolis e Chapecó na criação do projeto Lixo Zero

Servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentaram o projeto Lixo Zero da instituição a membros das prefeituras de Florianópolis e Chapecó na última quinta-feira, 29, na sede do Campus I, na Capital. Os coordenadores do Udesc Lixo Zero, Gustavo Kogure e Marcelo Cardoso, falaram com o prefeito em exercício de Florianópolis, João Batista Nunes, e a responsável pelos resíduos da Prefeitura de Chapecó, Vanusa Maggioni.

Os representantes municipais foram orientados sobre como as prefeituras podem aderir a princípios e práticas do conceito lixo zero. A Reitoria da Udesc, por exemplo, tornou-se 100% lixo zero em junho deste ano.
Primeira capital

Florianópolis é a primeira capital do Brasil a estabelecer uma meta para se tornar lixo zero: o município tem até 2030 para reduzir em 60% a quantidade de resíduos que vai para aterros.

“Essa reunião fortalece o vínculo entre a universidade e as prefeituras de Florianópolis e Chapecó e demonstra o caso de sucesso da Udesc”, diz Kogure. “Estamos mostrando à sociedade que dá para fazer.”

Sobre a iniciativa

Até 2022, o projeto da Udesc tem a missão de evitar a ida de 90% de todos os resíduos gerados nos campi da universidade para aterro, incineração e meio ambiente. Entre as ações já realizadas, estão a 1ª e a 2ª Semana Lixo Zero Udesc; a criação da Rede de Cooperação Acadêmica Internacional Lixo Zero; e o primeiro evento de jogos universitários lixo zero no Brasil.

O projeto integra o programa Udesc Sustentável, que institucionaliza as ações de sustentabilidade da instituição dentro do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

(sc.gov.br, 04/12/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *