FloripAmanhã assina Protocolo de Intenções do Programa Lixo Zero com a PMF
11/12/2018
Questionário sobre Gestão de Energia e Residências Inteligentes
12/12/2018

Programa de empreendedorismo da Udesc para crianças multiplica oficinas Brasil afora

Um programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem multiplicando Brasil afora oficinas de empreendedorismo e inovação voltadas para crianças. O programa Esag Kids, vinculado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, levou a metodologia na última sexta-feira, 7, a Niterói (RJ), onde a oficina foi aplicada com crianças no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O objetivo do Esag Kids é estimular as crianças a a desenvolver competências relacionadas a administração financeira, com foco em orçamento pessoal, e também em empreendedorismo e inovação, além de responsabilidade social e ambiental.

Além de trazer turmas de escolas à Udesc Esag para as oficinas, o programa também capacita multiplicadores que levam a metodologia para fora da universidade. Desse modo, o programa ofereceu a oficina a 5 mil crianças ao longo de 2018. Desde 2017, foram 7 mil alunos de escolas públicas e privadas atendidos pelo Esag Kids.

Parcerias

Instituições de ensino superior parceiras tem ajudado a multiplicar o programa. Entre elas, além da UFF, estão o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). As universidade federais do Pará (Ufpa) e do Piauí (Ufpi) devem ser as próximas a receber as oficinas.

O programa também vem sendo levado a escolas. Com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, o Esag Kids também promoveu oficinas com cerca de 2 mil crianças atendidas pelas ações do Núcleo Extensionista Rondon em 2018. Nesta terça-feira, 11, o programa foi levado à creche municipal da Barra da Lagoa, em Florianópolis, para crianças de 5 e 6 anos.

Multiplicadores

Os interessados em replicar a oficina são capacitados gratuitamente pelo programa e recebem um kit, que inclui o Manual do Empreendedor Mirim.  Os responsáveis pela ação precisam apenas se comprometer a enviar fotos e um breve relatório das atividades realizadas. Para se tornar um multiplicador, entre em contato pelo e-mail esagkids@gmail.com.

Para 2019 o plano é a criação de um novo material paradidático, ilustrado, que irá contar a história em linguagem infantil, em uma obra intitulada Uma Aventura Empreendedora.

Saiba mais sobre o Esag Kids no site www.esagkids.com.br e em www.facebook.com/esagkids.

(Udesc, 12/12/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *