Agência alemã GIZ faz treinamentos nesta semana, em Florianópolis
12/12/2018
Lei que permite cães na praia em Florianópolis vai à votação na Câmara
13/12/2018

Presépio natural e artesanal da Praça XV será inaugurado nesta quinta

Este ano o presépio recebe dos tradicionais tecidos, as chitas portuguesas, o colorido quente das flores tropicais do Brasil, além do tradicional uso dos materiais artesanais e naturais como conchas, sementes, fibras, barba de velho e folhas de palmeira, tudo compondo uma sinfonia plástica na Praça XV de Novembro, em frente ao belo Palácio Cruz e Sousa.

Continua este sendo o único presépio, que se tem notícia, a mostrar o passado do Menino Jesus numa humilde manjedoura e o futuro dele, como um Rei vindo sentado num trono muito em breve como anunciam as Escrituras Sagradas.

História

Foi em 1973 quando Franklin Cascaes, Professor Historiador e artista plástico, incentivado pelo museólogo Gelci José Coelho – Peninha, que viu em seu mestre o potencial e a sensibilidade mesclados com o amor pela Ilha de Santa Catarina, o encorajou a criar um presépio que causasse admiração e espanto na capital.

O sucesso se repete até os dias de hoje completando 45 anos de história, sendo que há 25 anos está sob a responsabilidade do artista plástico e mestre presepista Jone Cezar Araújo, que mergulhou de cabeça na arte presepista, trazendo para o Brasil cinco prêmios internacionais obtidos da Federação Universal dos Amigos do Presépio, a UN-FOE-PRAE, com sede na Alemanha.

O projeto é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Lei de Incentivo à Cultura por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, com o apoio cultural da Eletrosul.

(PMF, 12/12/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *