App Fênix será desativado e usuários do transporte coletivo devem usar o Floripanoponto
14/12/2018
Prefeitura de Florianópolis inicia campanha de conscientização de descarte de plástico nos mares
14/12/2018

A falta de mobilidade urbana na região da Lagoa da Conceição, o estacionamento de veículos na Avenida das Rendeiras e como melhorar o fluxo de carros, ônibus, pedestres e ciclistas no local, foram o tema de uma Reunião Ampliada nesta quinta-feira (13/12), na Câmara de Vereadores.

A mobilidade entre a Barra da Lagoa – Centrinho da Lagoa foi discutido com secretários municipais, PM, Polícia Civil, Diope ( Diretoria de Trânsito), Guarda Municipal, junto ao Ministério Público e chegou-se ao consenso de que o melhor caminho será a proibição do estacionamento ao longo das Rendeiras.

A restrição de estacionamento como planejada na região, é aplicada em várias cidades do Brasil e do mundo e tende a melhorar a fluidez do trânsito. O autor do requerimento, vereador Dalmo Meneses (PSD), falou sobre o caos que se instala na região, principalmente no verão: “Tranca até a Barra da Lagoa, Praia Mole, com fila até o Rio Vermelho, e a população espera há muito tempo por uma solução, pois ficam mais de 2 horas no trânsito, para andar poucos quilômetros”.

O coronel Fernando André, explicou que o deslocamento da polícia fica comprometido e a prestação do serviço de socorro também: “Hoje, muita gente deixa de ir para a Lagoa,em função do trânsito caótico, das filas, com esse projeto, acredito que o lucro dos comerciantes aumente, se o trânsito fluir, as pessoas vão voltar a gastar seu dinheiro lá” – completou.

Outra proposta para a localidade é a criação de uma ciclovia, o vereador Maikon Costa (PSDB), falou sobre a importância dessa asserção: “Além de ajudar no trânsito, uma vez que com uma ciclovia o número de ciclistas aumenta, uma melhoria na saúde e qualidade de vida de quem mora na região. Florianópolis teria, uma das mais bonitas ciclovias do mundo, com vista para a Lagoa”.

O diretor de Operações de Trânsito de Florianópolis, Fabricio Justino, explicou que há um projeto do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), para a criação de uma rótula na Rua Vereador Osni Ortiga: “Retirar o estacionamento sob o eixo da pista, fazer ciclofaixas, faixas elevadas para pedestres, também estão sendo estudados”.

De acordo com Fabricio, não há impedimento legal para que o projeto seja aplicado. O vereador Dalmo, solicitou uma reunião junto ao Prefeito Municipal, com as Comissões de Viação, Obras Públicas e Urbanismo e Meio Ambiente, para pôr o projeto em prática.

(CMF, 13/12/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *