#TodosPeloAcesso
21/12/2018
Estudante da UFSC desenvolve roupas inclusivas e que trazem benefícios à saúde
07/01/2019

Mais um ano de trabalho está chegando ao fim e a FloripAmanhã tem muito a comemorar.

Em 2018, a Associação participou de diversas conquistas importantes para Florianópolis, como a aprovação pela Câmara de Vereadores da construção do Parque Urbano Marina Beira-Mar Norte, um passo fundamental para o turismo náutico, uma bandeira antiga da FloripAmanhã. Foi eleita coordenadora do Fórum de Turismo da Grande Florianópolis, o ForTur, viabilizou a adoção e a revitalização de diversos espaços públicos, representou Florianópolis em diferentes eventos da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, coordenou o desenvolvimento de mais um Relatório de Indicadores da Rede Ver A Cidade entre outras ações e projetos.

A confirmação de que a FloripAmanhã está no caminho certo para que a cidade tenha melhor qualidade de vida foi a conquista de dois prêmios, um pelo trabalho de revitalização de espaços públicos, em parceria com diversos adotantes e outro pelo Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. E para encerrar o ano, foi viabilizada a adoção da Praça Tancredo Neves, também conhecida como Praça dos três Poderes, um espaço que se encontra mal conservado e será revitalizado em 2019.

Acompanhe abaixo uma pequena retrospectiva do trabalho realizado pela FloripAmanhã em 2018.

 

Prêmios Conquistados

 

Revitalização  de Espaços Públicos

A FloripAmanhã trabalha há 11 anos a questão da adoção e revitalização de espaços públicos, feita através de parceria público-privada, para desburocratizar o processo e viabilizar que praças e outros locais ganhem vida nova. Foi realizado o IIº Encontro sobre a Revitalização de Espaços e Meio Ambiente, em parceria com a prefeitura de Florianópolis, onde foram mostrados trabalhos desenvolvidos e o que está sendo preparado para o futuro.

Um pouco do que foi feito:

  • Trabalho para destravar o processo de revitalização da Praça Forte São Luís, na Beira Mar Norte. Relatório do Iphan certificou que a praça pode ser feita e a FloripAmanhã aguarda posicionamento do órgão para viabilizar a adoção.
  • Desenvolvimento de ações para a revitalização do Centro Histórico.
  • Apoio à revitalização do Largo da Alfândega.
  • Revitalização do Castelinho da Praça XV, pela Casan.
  • A Praça do Mont Serrat foi adotada em outubro pelo Instituto Vilson Groh (IVG) e a obra será realizada pela WOA Empreendimentos, parceira do instituto.
  • Parque do Abraão foi adotado pelo Grupo Cyrela.
  • Largo Benjamin Constant, adotado pela W Koerich Imóveis, foi entregue no dia 22 de março.
  • A Praça Tancredo Neves foi adotada pelo Grupo Baía Sul no dia 19 de dezembro.
  • A Praça da Praia Brava deve ser entregue revitalizada à comunidade até o final de dezembro pelo adotante Caruso Jr Estudos Ambientais Engenharia. Juntamente está sendo feita a restauração da restinga pela prefeitura.

 

Cidade UNESCO da Gastronomia

A FloripAmanhã é coordenadora do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, que envolve diferentes entidades e desenvolveu diversas ações:

  • Participação na reunião das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia e no Fórum Internacional de Macau, província da China, em 17 e 19 de janeiro
  • Participação no primeiro Encontro das Cidades Criativas Brasileiras da UNESCO – E.CRIATIVA, realizado no dia 23 de março em João Pessoa/ PB.
  • Intercâmbio do Chef Pedro Medeiros em fevereiro e março de 2018, onde passou um mês em restaurante sueco (Storlien) aprendendo técnicas e trocando experiências e mais 30 dias em Ensenada/México com o mesmo objetivo.
  • Intercâmbio em Parma/Itália de março até julho 2018, da aluna do IFSC Querem Girardi, Trabalho de Conclusão de Curso com o objetivo de fazer uma comparação de estratégias que ambas as cidades implementaram para promover a gastronomia local como fator atrativo turístico dentro das linhas guias definidas da UNESCO.
  • Intercâmbio de Daniel Chissini de Castro, Chef da Confraria do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia em intercâmbio na Espanha, de maio até julho 2018.
  • Viagem Esposende/Portugal em 17 de maio de 2018, para participar de Seminário Internacional de Turismo Criativo, apresentando o case de Florianópolis como integrante da Rede Mundial de Cidade Criativas.
  • Viagem a Krakow e Katowice/Polônia de 12 até 15 junho de 2018, para participar da 12ª reunião anual da Rede Mundial das Cidades Criativas – RMCC da UNESCO.
  • Organização de vários eventos como palestras, workshops, degustação, orientação nutricional, exibição de filmes, oficinas, Semana Gastronômica, debates e o Concurso Cultural Gastronômico Creative City 2018, para comemorar o Dia Internacional da Gastronomia Sustentável, em 18 de junho, com o SESC, UNISUL, IFSC e SENAC, participantes do Grupo Gestor do Programa.
  • Lançamento do Observatório da Gastronomia no dia 27 de agosto. Ele tem como um dos seus objetivos mapear e compartilhar as informações relacionadas à cadeia produtiva da gastronomia, envolvendo produção, pesquisas e difusão de dados e ações do setor público, privado, sociedade civil, universidades e organizações multilaterais.
  • Em setembro o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia participou da Fenaostra, em Florianópolis, com a apresentação de shows cookings.
  • A FloripAmanhã participou do 1º Festival Internacional de Gastronomia de Gaziantep, na Turquia, realizado de 20 a 22 de setembro, para conhecer melhor a cultura gastronômica e tradições de Gaziantep, promover intercâmbio e participar das reuniões da Rede Mundial de Cidades Criativas da Gastronomia.
  • A Associação apresentou o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia no Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), que aconteceu em São Paulo, entre os dias 5 e 11 de novembro e reuniu em torno de 30 mil empreendedores brasileiros e sul-americanos.
  • Feira Internacional de Economia Criativa – Salão de Gastronomia – João Pessoa/PB – 19 a 25 de novembro de 2018 com show cooking do Chef Fernando Giusti, da Confraria.
  • Participação no 15th Food & Tourism Festival Of ChengDu, de 17 a 20 de dezembro,  ChengDu, China, com show cooking do chef da Confraria Gabriel Felipe de Oliveira.

 

COMDES

A FloripAmanhã coordena no Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) o Grupo de Governança Metropolitana. O Grupo trabalhou na elaboração e aceitação da lei dos transportes, terminal do aeroporto, alça de contorno, recuperação das pontes Pedro Ivo, Colombo Salles e ponte Hercílio Luz e na questão do combate à pirataria. Foi realizado um trabalho forte na formulação, aprovação pelos prefeitos e encaminhamento para assembléia da lei que autorizou a Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis) a licitar o transporte integrado da região metropolitana. A FloripAmanhã também fez sugestões e cobrou resultados no que diz respeito à infraestrutura de abastecimento de água, energia e do acesso ao aeroporto Hercílio Luz. Toda a articulação com o poder público e com o investidor do novo terminal foi feita Grupo de Governança, que resolveu problemas referentes a licenciamento, desapropriações, abastecimento de água e energia, e agora tudo está pronto para o acesso ao aeroporto ser construído.

 

Rede Ver A Cidade

A Associação FloripAmanhã coordena a Rede Ver A Cidade, que tem como objetivo monitorar projetos e investimentos da prefeitura para dar transparência ao uso dos recursos, além de aumentar o debate sobre as políticas públicas. Durante 2018 foram coletados novos indicadores de sustentabilidade para a criação do Relatório Anual de Progresso dos Indicadores (RAPI). Os indicadores retratam o desenvolvimento da cidade, incluindo temas como saúde, educação, mobilidade urbana e saneamento básico, entre outros. Assim é possível cobrar da prefeitura ações pautadas na realidade da cidade. Outras iniciativas relacionadas à Rede Ver A Cidade:

  • FloripAmanhã foi uma das organizações selecionadas pela IBM para receber consultoria para desenvolver um aplicativo para a realização da Pesquisa de Opinião Pública da Rede Veracidade, durante a 23ª edição do IBM Corporate Service Corps (CSC), que aconteceu em Florianópolis em agosto. O IBM Corporate é um programa global da área de Cidadania Corporativa da IBM que seleciona funcionários da empresa em todo o mundo para atuar na resolução de desafios sociais, econômicos e ambientais em projetos que integram planos de crescimento econômico, gestão de processos e tecnologia em organizações.
  • Realização de workshop com especialistas sobre os indicadores do ano base 2017 apresentado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e ainda a metodologia Cidades Emergentes e Sustentáveis.

 

Parque Urbano Marina Beira-Mar Norte

Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou no dia 24 de setembro a construção do Parque, uma luta antiga da FloripAmanhã. De acordo com a prefeitura, as obras iniciam em 2019. A área total do parque será de 123 mil m2 e o projeto prevê 624 vagas privadas e 60 públicas, áreas de lazer, espaço para os clubes de remo, restaurantes, lojas, bares, estacionamento e a integração dos modais para melhoria da mobilidade.

 

Conselho da Cidade

A FloripAmanhã foi eleita para fazer parte do Conselho da Cidade, um espaço com representantes do poder público e diversos segmentos da sociedade. A posse foi realizada no dia 28 de março.

 

APA da Baleia Franca

A FloripAmanhã foi novamente eleita, para mais um mandato no Conselho Gestor da APA da Baleia Franca período 2018 a 2020. A FloripAmanhã foi a entidade que mais apresentou propostas ao Plano de Manejo, com o foco em contribuir com o território visando aumentar sua sustentabilidade, criar um diferencial em termos ambientais e, ao mesmo tempo, não solapar direitos.

 

GIRS

FloripAmanhã é uma das fundadoras do Grupo Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis (GIRS ), um fórum com cerca de 50 entidades que busca soluções para a questão dos resíduos sólidos em parceria com a administração pública municipal. Algumas ações de 2018:

  • Em junho foi instituído o Programa Florianópolis Capital Lixo Zero, que tornou Florianópolis a pioneira entre as cidades brasileiras com a proposta de lixo zero.
  • Em outubro foi realizada a Semana Lixo Zero, com palestrantes internacionais. A Semana Lixo Zero foi uma plataforma mobilizadora por nichos, com o objetivo de empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada.
  • A Associação FloripAmanhã assinou dia 7 de dezembro o Protocolo de Intenções do Programa Lixo Zero 2030.

 

Floripa Sustentável

FloripAmanhã, juntamente com a ACIF, coordenou uma missão de 38 membros do movimento Floripa Sustentável a Copenhague em agosto, para buscar referências para o desenvolvimento e a criação de uma Florianópolis mais humanizada. Os representantes conheceram diferentes projetos de planejamento urbano, turismo, tecnologia e inovação.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *