Questionário sobre Gestão de Energia e Residências Inteligentes
12/12/2018
Quatro praias de SC estão entre as preferidas dos brasileiros em site de viagem
12/12/2018

Florianópolis registra maior índice de abertura de empresas do Estado

No último ano, Santa Catarina registrou a formalização de 96,5 mil novos negócios, sendo que cerca de 70 mil deles são microempreendedores individuais. Essa figura jurídica tem se tornado atrativa para os empreendedores pela facilidade de formalização e pelas taxas tributárias favoráveis.

Em nível estadual, Florianópolis é a cidade com o maior índice de abertura de empresas e isso pode ser atribuído como resultado do Programa Cidade Empreendedora, implantado em parceria com o Sebrae/SC em 2017. No primeiro ano de programa os resultados já se mostravam bastante positivos, já que foram formalizados 4.284 novos MEIs, 40% do total de abertura de empresas da Capital. Esse número é resultado de ações desenvolvidas pela prefeitura com base no programa, como a implantação do MEI Digital, que facilitou o processo para muitos empreendedores. Por meio da ferramenta, o empresário pode fazer o cadastro, solicitar e receber o alvará digitalmente. Desde então, 15 mil empresas foram formalizadas pela plataforma.

Para Piter Santana, Superintendente de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Florianópolis, os resultados obtidos são excepcionais. “Se for fazer um levantamento histórico, Florianópolis vem fazendo algo muito diferente, as pessoas têm sido atraídas pelo ambiente empreendedor que a cidade oferece. Com a manutenção correta do programa os resultados só tendem a melhorar”, comemora.

O conjunto de ações realizados pela prefeitura em parceria com o Sebrae/SC, como ações junto às universidades e o Seminário Juro Zero, contribuíram para o ambiente favorável para o empreendedorismo nos últimos anos.

“Para 2019 também prevemos a abertura do Espaço do Empreendedor, que irá contribuir ainda mais para o empreendedorismo na capital, aproximando o Sebrae/SC e o poder público do empresário e futuro empresário florianopolitano”, finaliza Piter.

(PMF, 11/12/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *