Transporte para a Ilha do Campeche continuará sendo feito por associações
27/11/2018
Construtora responsável pelo Contorno Viário de Florianópolis reduz ritmo da obra
27/11/2018

Vandalismo em pontos de ônibus de Florianópolis pode acabar em multa

A professora Daise Pereira, 32 anos, espera o ônibus diariamente em um abrigo pichado e com acrílicos quebrados na rua João Motta Espezzin, no Saco dos Limões. O vandalismo registrado no abrigo localizado em frente ao Centro Social Urbano está na mira da prefeitura, que pretende multar quem depredar ou colar cartazes nos equipamentos urbanos.

O abrigo utilizado por Daise deverá ser substituído nos próximos dias pelo novo modelo que está sendo instalado gradativamente em diferentes regiões da cidade pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. Enquanto esse dia não chega, Daise torce pela presença do sol. “É complicado, principalmente em dia de chuva”, ressalta, diante das condições do abrigo.

De acordo com informações da secretaria, 45% dos abrigos de ônibus foram alvo de algum tipo de vandalismo, que acontece de diversas formas: pichações, acrílicos e vidros quebrados, além de furtos de ferro e alumínio. “É impressionante. Já tivemos o caso de instalar o abrigo e três dias depois já estava todo pichado. Já arrancaram aquela tela que colocamos em alguns pontos para ter maior ventilação e utilizaram para fazer churrasco. Também já cortaram o banco de ferro em pedaços para vender no ferro-velho”, relata o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva.

A instalação de cada abrigo custa aos cofres públicos R$ 10 mil, e o dinheiro vem do bolso dos contribuintes. Além do vandalismo, os abrigos também são utilizados como painéis para afixar cartazes, o que também é proibido. Para tentar conter essa onda de vandalismo, a Prefeitura de Florianópolis vai promover uma campanha que pode até multar o responsável pelo vandalismo, de acordo com artigo 10 da lei complementar 422/2012, que dispõe sobre a ordenação dos elementos da paisagem urbana do município.

A multa para quem for flagrado após danificar ou colar cartazes nos pontos de ônibus pode chegar até R$ 10 mil. A denúncia pode ser feita para a ouvidoria da Secretaria de Transportes, pelo telefone 3251-6915.

(Confira Matéria completa em ND, 27/11/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *