CASAN inicia obra complementar ao Projeto da Beira-Mar
22/11/2018
Sociedade e PMF se reúnem para debater sobre a revitalização de espaços urbanos
22/11/2018

Udesc apresenta aplicativo ParticipACT Brasil em evento sobre espaços urbanos e meio ambiente

O aplicativo ParticipACT Brasil desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi apresentado nesta terça-feira, 20, durante o 2º Encontro sobre Adoção e Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Florianópolis.

O Participact Brasil é resultado de pesquisa do Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGes), ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. Ele permite a participação dos cidadãos comuns na gestão da cidade, com o uso de celulares para registrar problemas urbanos.

O encontro na manhã de terça (20/11), foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente (GT Revit), parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a organização FloripAmanhã. O objetivo é a troca de experiências sobre projetos em desenvolvimento direcionados à melhoria da qualidade de vida em Florianópolis”, explica a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.

“O ParticipACT usa a tecnologia disponível nos smartphones, os diversos sensores que os aparelhos dispõem, para coletar dados e gerar informações de qualidade para uso da sociedade, auxiliando nas definições de políticas públicas”, explicou o professor Carlos Roberto De Rolt, coordenador do projeto, da Udesc Esag.

Baixe o aplicativo ParticipACT no Google Play ou App Store

O ParticipACT Brasil é um projeto de pesquisa acadêmica que busca a gestão eficiente e participativa de cidades inteligentes por meio de uma plataforma de tecnologias de informação e comunicação. Entre os objetivos do projeto, está a implantação de um big data –sistema que coleta, armazena e processa grande quantidade de dados.

Os dados usados nesse sistema são fornecidos por  organizações públicas e privadas e também de forma colaborativa pelos cidadãos, com o suporte de um sistema de mobile crowdsensing (MCS) – que viabiliza a participação dos cidadãos usando o aplicativo.

Depois de instalar o aplicativo ParticipACT, o usuário utiliza seu celular para registrar os problemas da cidade, apontando no mapa o local da ocorrência e descrevendo-a em texto, áudio e/ou vídeo. Os registros poderão ser visualizados no mapa no próprio aplicativo e no portal http://www.participact.com.br.

Parcerias

O ParticipACT foi desenvolvido pelo LabGes, da Udesc Esag, em parceria com a Universidade de Bologna (Unibo), na Itália, que desde 2012 executa projeto semelhante na Itália, e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Os recursos vêm da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, ligada ao Ministério da Educação) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto também conta com apoio de entidades como a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), e Associação FloripAmanhã, além de empresas do polo tecnológico de Florianópolis, como a Neoway.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas em www.participact.com.br ou com o Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGes) da Udesc Esag, pelo e-mail labges.esag@udesc.br. Acompanhe também as novidades sobre o aplicativo no Facebook (/ParticipActBrasil) e no Instagram (/participactbrasil).

(Udesc, 20/11/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *