Nova lei municipal prevê telhados verdes em edificações de Florianópolis
28/11/2018
TRF-4 anula decisão e mantém penhora de bens da Comcap mesmo com transformação de empresa de economia mista em autarquia
28/11/2018

Startup catarinense Infravia participa de eventos na Europa

A startup catarinense Infravia, do programa Sinapse da Inovação, participou de eventos na Europa para mostrar um sistema inovador de organização de infraestruturas urbanas, instalado no Sapiens Parque em Florianópolis. Na segunda quinzena de novembro, o engenheiro Aloísio Pereira da Silva esteve na European Utility Week, em Viena, e no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, além de realizar reuniões em Paris. A Infravia tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), através do programa Sinapse da Inovação.

“Os eventos na Europa foram interessantes para dar visibilidade internacional ao sistema Infravia, que está alinhado com as principais práticas de sustentabilidade do mundo. Aproveitamos para apresentar o produto em Paris para concessionária de infraestrutura francesa, captar parcerias e estreitar aquelas que temos no Brasil como com a empresa Bentley. Estamos em um bom momento para gerar novos projetos para implantação do sistema Infravia”, avaliou Silva.

Entre os dias 6 e 8 de novembro, durante a European Utility Week, em Viena, a startup apresentou um tapete interativo que mostra o sistema Infravia – que organiza as redes de energia, telecomunicações, gás, água, esgoto e drenagem urbana em valas subterrâneas instaladas sob os passeios públicos – por meio de aplicativo de realidade aumentada. Desenvolvido pelo Centro de Inovação do Senai, o INFRAVIA AR permite visualização holográfica de redes de infraestruturas subterrâneas, indicando a localização precisa de tubulações, válvulas, cabos e outros objetos de utilidade pública. Isso facilita identificação de problemas nas redes, necessidade de reparos e até o trabalho de manutenção.

A European Utility Week é considerada uma plataforma de negócios, inovação, networking e informação da área de infraestrutura. Reuniu 12 mil visitantes, de 100 países, 2 mil concessionárias de infraestrutura e 600 expositores, entre eles a Infravia.

Durante o Smart City Expo World Congress, em Barcelona, um dos principais eventos sobre cidades inteligentes no mundo, o engenheiro Aloísio Pereira da Silva falou sobre as infraestruturas urbanas nas cidades inteligentes em um painel do congresso. Ele destacou que os principais problemas na área são: falta de coordenação com planejamento urbano, de padronização do espaço subterrâneo e de coordenação entre concessionárias de serviços públicos, além de que o subterrâneo é desconhecido e inseguro e as instalações das redes ficam principalmente sob a rua.

Sobre Infravia

A Infravia é uma startup brasileira com foco no desenvolvimento tecnológico, pautada no conhecimento e experiências internacionais. Através de acordos de cooperação com universidades, institutos e empresas públicas e privadas, são desenvolvidos sistemas construtivos e soluções inovadoras para as áreas de infraestrutura e mobilidade para cidades inteligentes. Os objetivos visados são a sustentabilidade econômica, ambiental e social dos projetos, e a maximização das margens de lucro dos empreendedores, alcançando ganhos mútuos.

(Fapesc, 28/11/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *