Dez novos pontos em praias de Florianópolis passam a ter testes de balneabilidade
11/01/2019
Relatório de Balneabilidade indica 75,3% dos pontos analisados como próprios para banho em Floripa
14/01/2019

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e Associação Floripanhã se reúnem esta semana para planejar as primeiras ações do Living Lab a curto, médio e longo prazo, no sentido de buscar alternativas tecnológicas para ambientes públicos, praças etc, para melhoria da qualidade de vida de Florianópolis.

“Esta será a oportunidade, para junto com empresas e star ups, se pensar a cidade”, disse a presidente da Floripamanhã, Anita Pires. A Associação firmou uma parceria com o Living Lab, Laboratório de Inovação Urbana, gerido pela ACATE em novembro de 2018.

Para Anita Pires Florianópolis ainda não incorpora soluções inovadoras das empresas locais e a prefeitura municipal ainda usa ferramentas arcaicas em vários casos. Com a parceria a presidente da associação acredita que as empresas poderão ajudar a prefeitura a atender melhor o cidadão usando a tecnologia. “Floripamanhã quer buscar junto com a ACATE quais seriam as melhores alternativas”, esclareceu.

Living Lab

A FloripAmanhã assinou com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, a ACATE um termo de adesão ao Living Lab Florianópolis – Laboratório de Inovação Urbana. A parceria vem de encontro ao trabalho que a associação desenvolve, de melhoria da qualidade de vida de Florianópolis. O Living Lab desenvolve soluções inteligentes no âmbito de segurança pública, mobilidade urbana, saúde, educação, entre outras áreas para ambientes públicos, como praças, ruas, logradouros, ou outros locais que venham a ser dotados de soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas, para melhorar a qualidade de vida da população.

O Living Lab Florianópolis é uma iniciativa do Conselho Municipal de Inovação, e é executado pela ACATE. Com o trabalho do Living Lab empresas selecionadas podem implantar as suas soluções em um ambiente real com o objetivo de testá-las e validá-las com os potenciais clientes, construindo um processo de inovação.

A FloripAmanhã será um apoiador e viabilizador das soluções desenvolvidas pelo Living Lab e vai trabalhar na divulgação e veiculação de notícias de todos os projetos que forem desenvolvidos a partir de agora. Inclusive a associação já tem agido neste sentido, viabilizando projetos através das parcerias público privadas, já que é um mediador no processo com as empresas e a prefeitura municipal de Florianópolis. A FloripAmanhã viabilizou e trabalhou na divulgação por exemplo, do projeto desenvolvido para a rua Vidal Ramos, no Centro da Cidade.

No Smart Vidal Ramos o Living Lab disponibilizou wi-fi e colocou câmaras que podem ser acessadas tanto pela segurança municipal, quanto pelos lojistas. Ele foi apresentado pela ACATE durante o II Encontro de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente, organizado pela FloripAmanhã, juntamente com a prefeitura, que aconteceu no dia 20 de novembro e reuniu diversos setores da sociedade e órgãos municipais para apresentar projetos e discutir o que está sendo preparado para a cidade em termos de parceria público-privada. A FloripAmanhã também trabalhou na divulgação do edital para projetos de inovação urbana, que está selecionando até 10 startups com soluções inovadoras para uso nas cidades em áreas como meio ambiente, saúde, turismo, mobilidade e economia criativa.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *