CONAPA Baleia Franca elege conselheiros
24/11/2018
TCE-SC estipula prazo para prefeitura indicar ações sobre manutenção de pontes e passarelas em Florianópolis
26/11/2018

Fase piloto do Projeto Cidades Eficientes encerra nesta terça-feira (27/11)

O Projeto Cidades Eficientes, em fase de assessoria técnica junto aos órgãos municipais das três cidades brasileiras selecionadas para a realização de etapa piloto, entre elas Florianópolis, encerrará este trabalho a partir das 13h40 da próxima terça-feira (27) com um evento no Museu da Escola Catarinense, à Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro – acesse a programação clicando aqui. Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, e Sorocaba, em São Paulo, são os outros dois municípios participantes.

A iniciativa visa a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos edifícios públicos e vem sendo realizada desde o primeiro semestre deste ano pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), com apoio e financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Estruturado em quatro eixos temáticos – eficiência energética, uso racional de água, mobilidade urbana e geração distribuída de energia – o projeto pretende gerar conhecimento voltado aos governos municipais.

“Há que se destacar sobre a importância do tema e do programa para os municípios brasileiros. A sustentabilidade tem tudo a ver com Florianópolis, uma cidade conhecida internacionalmente por suas belezas naturais e a sua principal fonte de receita: a tecnologia, um setor diferenciado e sem impacto ambiental. Portanto, para uma cidade criativa como Floripa, é urgente as boas práticas dentro da Prefeitura para contagiar e dar o exemplo aos seus munícipes e ao resto do país”, compreende o prefeito da Capital, Gean Loureiro.

De acordo com a coordenadora da equipe técnica de Florianópolis, arquiteta urbanista Cibele Assmann Lorenzi, a iniciativa está alinhada com programas já promovidos na cidade e contribuirá para o fortalecimento de ações como a elaboração do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Florianópolis, que incluiu o Estudo de Mitigação e Mudanças do Clima com diversos desdobramentos relacionados à redução das emissões de CO2 eq, e a construção do Plano de Ação Florianópolis Sustentável. Além de favorecer a incorporação da eficiência energética e da utilização de energias renováveis em ações direcionadas aos prédios da Saúde e Educação, por exemplo.

Resultados

O CBCS vai disponibilizar os resultados obtidos sobre boas práticas que envolvem questões econômicas, ambientais e sociais no âmbito das cidades em Guia de Informações Online. Assim, objetiva alavancar a adoção de premissas de sustentabilidade no setor da construção civil.

(PMF, 23/11/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *