Pesquisadores da UFSC se mobilizam pela preservação da Serra do Tabuleiro
30/11/2018
Passarela Nego Quirido terá monitoramento 24 horas
30/11/2018

Estudantes de Oceanografia da UFSC realizam cruzeiro na plataforma continental de Santa Catarina

Entre os dias 10 e 14 de dezembro, 13 alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientados por professores e pesquisadores, realizarão um cruzeiro oceanográfico na plataforma continental de Santa Catarina, a bordo do Navio de Ensino Oceanográfico Ciências do Mar I. O cruzeiro é parte das atividades acadêmicas de formação de oceanógrafos e visa proporcionar vivência embarcada e aprendizado de técnicas de coleta, processamento e interpretação de informações meteorológicas, físicas, químicas, geológicas e biológicas no ambiente marinho. O campo de trabalho de oceanógrafos em atividade embarcada inclui atividades de monitoramento ambiental, pesquisas na área de óleo e gás, suporte a operações complexas em alto mar (salvatagem, operações em plataformas de petróleo, obras oceânicas e costeiras) bioprospecção (busca por organismos e moléculas com aplicações tecnológicas), levantamentos relacionados a recursos minerais e vivos, além de outras atividades altamente estratégicas e com forte viés aplicado. É a primeira vez que as universidades de Santa Catarina recebem o navio para a execução de atividades didático-científicas.

O navio

O Navio de Ensino Ciências do Mar I foi financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e servirá como laboratório de ensino flutuante para atividades acadêmicas dos cursos de Ciências do Mar de universidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Construído no estaleiro INACE, em Fortaleza (CE), o “Ciências do Mar I” tem 32 m de comprimento total e 7,85 m de boca, dois motores de 450 BHP de potência, podendo manter uma velocidade de cruzeiro de 10 nós, com grande economia de combustível. A embarcação dispõe de dois laboratórios e toda uma gama de instrumentos científicos, com receptores instalados em carenagens no fundo do casco, para investigar as camadas submersas do oceano e o leito marinho. É equipada com cinco guinchos e um guindaste, de capacidades diferentes, destinados a lançar e recolher coletores de amostras e efetuar operações de pesca. Possui camarotes com capacidade total para o pernoite de 18 alunos e professores, além de acomodações para oito tripulantes.

(Ufsc, 29/11/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *