Núcleo Raul Francisco Lisboa vence 4ª Gincana Reóleo
23/10/2018
Semana Lixo Zero tem ações de educação ambiental em cidades de SC
23/10/2018

Semana da Rendeira e do Rendeiro recheada de atrações

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, promove uma semana com diversas atividades em homenagem ao dia da rendeira e do rendeiro. A data é uma homenagem a tantas mulheres e homens que preservam e perpetuam esta tradição secular. Passada de geração a geração, a renda de bilro exige habilidade com as mãos e criatividade para tecer e criar diferentes peças.

A programação que inclui oficinas de renda de bilro, exposição sobre esta arte, aulas para crianças, encontro entre as artistas é uma comemoração ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro, celebrado em 21 de outubro. As atividades que iniciaram no domingo seguem até o dia 29.

História Trazida pelos açorianos, a renda de bilro era a atividade preferida das mulheres enquanto esperavam os maridos retornarem da pesca. O que era uma forma também de contribuir financeiramente com a família. Com o tempo a renda virou parte da história da cidade até se tornar patrimônio cultural de Florianópolis. No entanto, com o passar dos anos, a técnica, geralmente, transmitida de mãe para filha acabou não despertando mais o interesse como antigamente, ficando esta arte vinculada apenas às rendeiras e rendeiros mais antigos. A comemoração é uma forma de valorizar esta tradição, mas também de conquistar as novas gerações para tal prática. Por isso serão realizadas oficinas em vários pontos da cidade, inclusive, com crianças por meio do Projeto Mãos que ensinam Mãos.

Dentro da semana festiva esta o projeto “Renda-se à moda” que acontece na última sexta-feira de cada mês. Na edição desta sexta (26) o tema será “Outubro Rosa” onde todas as rendeiras e fuxiqueiras estarão de rosa e branco. Elas irão confeccionar corações de renda de bilro rosa e fuxico rosa que serão doados para a Associação da Mulher Catarinense portadora de Câncer (AMUCC).

(PMF, 22/10/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *