Gastronomia de Florianópolis apresentada em Festival Internacional na Turquia
02/10/2018
Carro elétrico 100% catarinense será apresentado para jornalistas nesta quarta em Floripa
03/10/2018

Prefeitura entrega projeto de engordamento da praia de Canasvieiras

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, entregou na tarde desta segunda-feira (1º) ao governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, o projeto de engenharia e o estudo ambiental simplificado para a recuperação da faixa de areia da praia de Canasvieiras, assim como a solicitação de liberação de Licença Ambiental Prévia por parte do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). De posse disso, a Prefeitura poderá licitar a obra. A intenção do prefeito é a de que o engordamento da praia de Canasvieiras, um dos principais balneários da Capital, seja executado no segundo semestre do ano que vem para usufruto de moradores e turistas já na temporada de verão 2019-2020.

De acordo com o projeto, a estimativa é a de que a orla de Canasvieiras receba um volume total de 344.685,97 m3 de areia fina de cor e espessura semelhante a existente, material que será dragado de jazida submarina localizada a uma distância de 1,4 km da praia. Com isso, a faixa de areia utilizada para lazer passará a ter, inicialmente, em torno de 40 a 50 metros de largura, e de 30 a 35 metros, quando estabilizada.

A alimentação artificial da praia de Canasvieiras se faz necessária em razão, principalmente, de dois problemas: da erosão e do ataque das ondas, sobretudo durante os eventos de tempestade, às infraestruturas urbanas públicas e privadas ao longo da frente costeira – as quais precisam ser protegidas de maneira eficaz – e da falta de areia para os usuários. Já a área a ser beneficiada tem 2.325 metros de extensão, e vai de cerca de 25 metros à oeste do trapiche até a extremidade oeste da praia, sendo que a obra a ser executada num prazo de quatro meses foi orçada em R$ 15.816.968,00 com previsão de recursos do governo federal.

“Vou ficar muito feliz se até o final do ano pudermos entregar esta licença ambiental”, comentou o governador no evento que marcou o ato, realizado no gabinete do prefeito. “Esse projeto redefine a história da cidade de Florianópolis. Será um marco não só para Canasvieiras. Será apenas o primeiro projeto de engorda concluído de praia”, destacou o prefeito Gean Loureiro, que também fez questão de ressaltar que as obras não irão afetar nem a pesca da tainha nem a alta temporada.

O governador Eduardo Pinho Moreira destacou a importância da obra para o desenvolvimento do Turismo. “O mundo todo faz isso e nós não podemos esperar”, enfatizou ao informar que a cada dez vagas de emprego abertas, uma é no setor do Turismo. Moreira disse que Florianópolis e Santa Catarina darão um salto de qualidade no setor e garantiu celeridade no processo de análise e liberação das licenças.

Confira o Projeto de engenharia

(PMF, 01/10/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *