Servidores da Udesc farão palestras sobre sustentabilidade no Planeta.doc Conferência
11/10/2018
Prefeitura divulga vencedores do XIII Concurso de Desenho e Redação
11/10/2018

Praias e Gestão costeira são temas de eventos em Florianópolis

Florianópolis recebe de 15 a 20 de outubro o XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (XI Encogerco) e o II Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas (II SBPA), que reúne na capital catarinense pesquisadores de todo Brasil e de países como Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Portugal, Holanda, Irlanda, Canadá e Estados Unidos. Os eventos são organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Unir conhecimento técnico/científico e gestão é o principal objetivo dos eventos, que contam com a presença de gestores de todos os 17 estados costeiros brasileiros, além de representantes de municípios de todo país.  A programação completa pode ser conferida na página principal dos eventos, disponível aqui.

Gerenciamento costeiro

O Brasil possui uma das mais extensas zonas costeiras do mundo, com mais de 8.500 km de costa. Nessa área vivem cerca de 27% da população brasileira. Assim, o uso e ocupação de maneira ordenada da zona costeira representa um dos maiores desafios para a gestão ambiental do País.

Passadas três décadas do início formal do Gerenciamento Costeiro no Brasil, ao avaliarmos os instrumentos previstos nos marcos legais existentes – a Lei no 7.661/88 e o Decreto 5.300/04 -observamos que ainda há muito espaço para evolução e crescimento, sobretudo no que é relacionado ao manejo da linha de costa.

Atualmente, dentre os principais perigos e riscos que a zona costeira e sua urbanização têm enfrentado, estão os processos de erosão e inundação do litoral, intimamente ligados a fatores como intensidades e frequência de eventos extremos, aumento relativo do nível do mar e diminuição do aporte sedimentar. Nas últimas décadas, os desastres naturais têm sido uma realidade constante das populações costeiras e ribeirinhas no Brasil.

Para que o país tenha a informação estratégica necessária e possa estar preparado para enfrentar os impactos e danos atuais e se prevenir dos processos globais de mudanças climáticas em andamento, é imprescindível que sejam fomentados debates acerca dos processos que atuam no  meio ambiente.

Serviço

O quê:  XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (XI ENCOGERCO) e o II Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas (II SBPA

Onde: Sesc Cacupé, rodovia Haroldo Soares Glavan, 1670,  Cacupé, Florianópolis

Quando: de 15 a 20 de outubro de 2018

Contato: www.praiaegestao.com.br

(Ufsc, 10/10/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *