Oito startups de SC são selecionadas para a missão ao Vale do Silício
09/10/2018
Postos salva-vidas do Sul da Ilha serão reconstruídos para a temporada
09/10/2018

Parque de São Joaquim conclui Plano de Manejo

O Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, já tem Plano de Manejo. A portaria foi publicada no dia 25 de setembro no Diário Oficial da União. O Plano de manejo foi elaborado a partir da adaptação ao contexto legal Brasileiro do ¨Foundation Document¨, ou ¨documento alicerce¨, utilizado pelo Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos da América (NPS). Esta metodologia unifica a abordagem de planos de manejo para as distintas categorias de Unidades de Conservação e simplifica o processo de elaboração em termos de estrutura e abordagem, além de otimizar tempo e recursos.

O Plano de Manejo do Parque foi elaborado de forma participativa, contou com o envolvimento de representantes do Conselho Consultivo, de Prefeituras do entorno do Parque, dos proprietários de áreas não indenizadas inseridas na unidade, pesquisadores, condutores, servidores e colaboradores internos ao ICMBIo. Segundo a equipe do Parque, a elaboração do Plano de Manejo foi possível graças a uma parceria entre ICMBIO, USAID, Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos e Serviço Florestal dos EUA. De acordo com o chefe da unidade, com os limites definidos pela lei 13.273/2016 e com o Plano de Manejo publicado, é possível avançar nas ações de gestão da unidade de conservacão e em questões estratégicas tais como as relacionadas ao ordenamento do uso público e regularização fundiária.

(ICMBio, 08/10/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *