Reforma do Terminal Cidade de Florianópolis está prevista para iniciar ainda neste ano
10/10/2018
Biblioteca no Parque de Coqueiros será inaugurada no Dia da Criança
10/10/2018

ICMBio participa de evento de observação de aves na Estação Ecológica de Carijós e no Parque Natural Municipal da Lagoa do Peri

Em comemoração ao Dia Mundial das Aves (5/10), foi realizado o Revoar Brasil, com o tema As Aves e seus Ecossistemas, em Florianópolis/SC. O evento foi organizado pelo Instituto Socioambiental da Praia do Santinho (ISAS), em colaboração como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Fundação de Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No dia 5, as atividades ocorreram na Estação Ecológica de Carijós (Esec)  e, no dia 6, no Parque Natural Municipal da Lagoa do Peri. O evento buscou fomentar um encontro nacional de observadores de aves, focando nas discussões sobre a interdependência entre as aves e os ecossistemas dentro de uma perspectiva de sustentabilidade que envolve a atividade de observação de aves, também conhecida como birdwatching. O evento contou com diversos palestrantes sobre o assunto e atividades de observação de aves.  A atividade permitiu ainda consolidar pontos de integração entre o poder público (federal, estadual e municipal), a academia e a sociedade civil organizada; permitindo o intercâmbio de conhecimentos e experiências e potencializando aplicações de planejamento e gestão da atividade, principalmente nas áreas protegidas.

Ao final do evento foi assinada uma moção pelos participantes em prol da criação de uma unidade de conservação nas áreas úmidas ao sul do rio Tijucas, onde ocorre uma rara (no Brasil) concentração migratória do flamingo-dos-andes (Phoenicoparrus andinus).

Segundo Silvio Souza, chefe substituto da Esec Carijós, este é o segundo evento de birdwatching realizado na Estação Ecológica de Carijós. “Acreditamos que esta é uma atividade que, sendo realizada de forma adequada, auxilia na criação, manutenção e proteção de unidades de conservação; gera emprego e renda nas comunidades locais; e pode ser uma importante ferramenta de educação ambiental. Florianópolis é um grande polo turístico e possui áreas naturais propícias para o birdwatching, dentro e fora das unidades de conservação. Alguns guias locais já desenvolvem a atividade, tanto em Florianópolis quanto em municípios vizinhos, normalmente em conjunto com alguma estrutura hoteleira”, ressalta o chefe substituto da unidade. Ele ainda conta que o ICMBio foi autor de várias palestras, abrangendo temas como: a reintrodução da ararinha azul, implicações do birdwatching em Unidades de Conservação, aves límicolas e sobre a Esec Carijós.

Para saber mais sobre o evento acesse aqui 

Conheça o Guia de Aves da Estação Ecológica de Carijós

(ICMBio, 09/10/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *