Sancionada, lei sobre marina de Florianópolis é publicada no Diário Oficial
27/09/2018
Volta ao mundo
28/09/2018

Responsabilidade Social abre consulta pública de balanços sociais inscritos

A partir de terça-feira (25/09) até o dia 14 de outubro, qualquer cidadão pode acessar o site da Certificação de Responsabilidade Social e consultar os balanços sociais das empresas e organizações inscritas na 8ª edição.

A FloripAmanhã já é certificada desde 2010 e inscreveu-se novamente para a Certificação de Responsabilidade Social neste ano.

Nesta fase de consulta pública, a sociedade pode visualizar e opinar sobre a atuação socioambiental das 108 organizações que se habilitaram a concorrer à certificação.

Conforme explicou a presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, Elisângela Schappo, “a consulta pública garante a transparência e a legitimidade do processo, já que a sociedade dará o aval a todas as atividades que foram realizadas por cada organização”. Ela esclareceu que as manifestações recebidas na consulta pública não estão vinculadas com o julgamento técnico da Comissão Mista, mas se for apontada alguma objeção consistente à atuação de determinada empresa ou organização, isso deverá ser checado pelo avaliador do respectivo processo.

Elisângela ressaltou que são submetidos à consulta pública todos os balanços sociais de organizações que se habilitaram a participar do certame, mas isso não significa que todas serão certificadas, pois o cumprimento dos pré-requisitos previstos em Edital ainda será avaliado pelos membros da comissão julgadora.

As inscrições da 8ª edição da Certificação de Responsabilidade Social foram finalizadas no dia 18 de setembro, com 108 processos concluídos. A certificação é promovida anualmente pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em parceria com outras dez instituições, e objetiva o reconhecimento público de empresas e entidades sem fins lucrativos que assumem a responsabilidade social como política de gestão. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano anterior, bem como a regularidade fiscal, trabalhista e tributária.

As organizações que obtiverem os melhores desempenhos avaliativos na Certificação de Responsabilidade Social, com base nas ações e projetos socioambientais desenvolvidos, serão premiadas com o Troféu Destaque SC. O resultado final do julgamento deve ser oficializado até o dia 14 de novembro e a solenidade de premiação está prevista para o dia 3 de dezembro, na Assembleia Legislativa.

Participe e convide a participar da consulta pública pelo site: 

http://responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/consulta_publica

Entidades que compõem a Comissão Mista 2018:

  • Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc)
  • Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc)
  • Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)
  • Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
  • Federação Catarinense de Municípios (Fecam)
  • Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
  • Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio)
  • Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc)
  • Fórum Estadual das Microempresas (Fempe)
  • Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICom)
  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC)

Fonte: Comissão de Assessoramento – ALESC

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *