Cessão de área para marina da Beira-Mar Norte será votada na segunda
21/09/2018
Bares e restaurantes terão que abrir cozinhas para clientes em Florianópolis
24/09/2018

“A marina na Beira Mar Norte vai ser o marco da cidade se voltar para o mar”, afirmou a presidente do conselho da Associação FloripAmanhã, Zena Becker, pensamento que ecoou em praticamente todos os discursos na audiência pública realizada nesta quinta-feira (20/09), na Câmara de vereadores de Florianópolis, sobre a implantação do Parque Urbano Marina Beira Mar Norte.

O projeto de lei 16.707/2016 para aprovar a construção da marina entre as Praças Portugal e Sesquicentenário, uma área de 350 mil m2, já foi aprovado em todas as comissões e será votado em plenário na segunda (24/09).

O projeto prevê a construção da marina através de parceria público privada com a concessão para a exploração por 30 anos, prorrogáveis por mais 30. A intenção do prefeito Gean Loureiro é iniciar as obras no próximo ano. Na audiência foi apresentado o projeto arquitetônico desenvolvido pela prefeitura e iniciativa privada. A marina terá 624 vagas privadas e 60 públicas, áreas de lazer, espaço para os clubes de remo, restaurantes, lojas, bares e haverá a integração dos modais para melhoria da mobilidade.

Participaram da reunião representantes da FloripAmanhã, Abrasel, ACIF, CDL, clubes de remo, Convention Bureau, Sinduscon, Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes, empresários do setor náutico, navegadores, ambientalistas, Associação Catarinense de Engenheiros, entre outras entidades. A grande maioria se posicionou a favor do projeto pela geração de empregos, incremento do turismo e resgate da vocação da cidade para o mar. Foram levantados questionamentos com relação aos impactos ambientais e à localização do empreendimento. “A questão do meio ambiente será debatida em uma nova audiência pública na hora dos licenciamentos”, disse Zena Becker, lembrando que a FloripAmanhã coordenou estudos técnicos – faça download do Plano de Ordenamento Náutico – que apontam a Beira Mar Norte como o melhor ponto para a localização de uma marina.

Para a elaboração do projeto apresentado foram consultados diversos orgãos. Ministério Público, Fatma, Ibama, Floram, ICMBio, TCE, ACIF, CDL, Capitania dos Portos, Acatmar, bombeiros, o trade turístico, inclusive o velejador Amyr Klink, todos contribuíram com o projeto. Caso a construção da marina seja aprovada nesta segunda, o município terá 30 dias para fazer os ajustes necessários, novas audiências e se preparar para dar início às obras em 2019.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *