19ª Fenaostra encerra com venda de 180 mil ostras
18/09/2018
A obra do sistema de esgoto que ampliará o tratamento na Ilha, em Florianópolis
18/09/2018

Mais de 200 animais marinhos são encontrados mortos em uma semana no Litoral

Da Coluna de Dagmara Spautz (NSC, 17/09/2018)

O número de animais marinhos mortos nas praias entre Barra Velha e Governador Celso Ramos, resgatados pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, chegou a mais de 200 em apenas uma semana. Desde segunda-feira passada foram recolhidos pinguins, tartarugas, golfinhos e lobos-marinhos em uma quantidade acima do normal.

Embora o número de resgates seja tradicionalmente alto no Estado _ são 10 animais mortos por dia _ as estatísticas dos últimos dias fogem aos padrões.

A veterinária do projeto, Tiffany Emmerich, diz que ainda há dúvidas sobre a causa do aumento repentino. A principal hipótese é de que mais animais tenham aparecido mortos nas praias devido às condições do mar, que estiveram bastante agitadas. É possível que a mortandade esteja dentro dos limites “normais”, mas que as correntes tenham trazido um maior número à orla.

O pesquisador André Barreto, que coordena o projeto, diz que essa variação é diferente de anos anteriores, mas como o monitoramento é recente _ começou em 2015 _ ainda é cedo para dizer se é um fenômeno cíclico ou, de fato, está ligado às condições ambientais deste ano. Entre os animais que passaram por necropsia, muitos apresentaram sinais de interação com pesca e lixo.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *