Taxa do Lixo só em 2020
13/09/2018
Professores da UFSC participam de oficina de áreas prioritárias das zonas costeira e marinha
14/09/2018

Grande Florianópolis é escolhida para receber ônibus menos poluente

O projeto da Suderf de reestruturação do transporte coletivo na área continental da Grande Florianópolis foi contemplado pelo programa Felicity para aprimorar as questões jurídicas, econômico-financeiras e tecnológicas do projeto. O objetivo principal é utilizar ônibus menos poluentes na região.

O Felicity (em tradução livre Financiando Energia para Investimentos de Baixo Carbono – Consultoria para Cidades) é desenvolvido pela Agência de Cooperação Alemã GIZ e Banco Europeu de Investimentos.

O tema central do Felicity é o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana de baixa emissão de carbono. Na próxima semana, a Suderf receberá uma missão técnica da GIZ e do Banco Europeu de Investimentos para dar início à assistência técnica.

A proposta elaborada pela Suderf e Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC prevê um edital único de licitação de um sistema metropolitano integrado de ônibus dos municípios da Grande Florianópolis, com exceção da Capital, que já tem contrato vigente.

O edital contemplará um programa gradual de qualificação da frota de ônibus, incluindo metas de redução de poluentes e inserção gradual de ônibus elétricos, híbridos e à gás natural desde o início da operação.

A cooperação será formalizada por meio de uma Carta de Intenções, a ser celebrada entre a GIZ e a Suderf em setembro. O programa é financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e implementado pela GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).

(Correio, 04/09/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *