Proposta de liberar caça comercial de baleias é rejeitada em Florianópolis
14/09/2018
Eu Amo a Praça comemora o Dia da Árvore com preservação ambiental
16/09/2018

Floripamanhã e especialistas da IBM definem escopo de aplicativo de participação cidadã

Aplicativo FloripAmanhã e IBM

Uma ação voluntária promovida pelo programa de cidadania corporativa IBM Corporate Service Corps levou a FloripAmanhã a conceber o escopo de um aplicativo para otimizar a realização da pesquisa de opinião pública da Rede Ver a Cidade.

O projeto foi desenvolvido em parceria com três funcionários da IBM, participantes do programa de voluntariado. Eles estiveram em Florianópolis entre 13 de agosto e sete de setembro, concluindo o planejamento e recomendando os próximos passos para o desenvolvimento da aplicação tecnológica.

O aplicativo será desenvolvido para as pesquisas de opinião pública (POP) da Rede Ver a Cidade, uma organização independente e apartidária, criada para acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos. A rede está presente em Florianópolis sob a gestão de uma Comissão Executiva, coordenada pela Associação Floripamanhã com a participação também do grupo RIC Record e UFSC.

O projeto do aplicativo partiu de um problema: a onerosa e complexa atividade para uma organização sem fins lucrativos que é realizar pesquisas de opinião. O objetivo da aplicação será melhorar a coleta, a compilação e a análise de dados de pesquisa por meio de uma solução digital automatizada, integrável à plataforma da rede Ver a Cidade. A estimativa é mobilizar parcerias para contar com a solução em operação dentro de 12 meses.

“Nosso desafio é buscar recursos ou formar parcerias para a construção dessa solução tecnológica. Precisamos dar voz para a população de nossa cidade nos diferentes aspetos que impactam diretamente na sua qualidade de vida”, diz Ivo Sostizzo, coordenador do Grupo de Gestão Pública da FloripAmanhã e coordenador do Grupo de Monitoramento da Rede Ver a Cidade Florianópolis.

APP trará sustentabilidade ambiental e econômica a pesquisas

Entre os benefícios da solução projetada está a sustentabilidade, com a economia de 98 mil folhas de papel em seis cidades onde são realizadas as pesquisas. O app também elimina a necessidade de se terceirizar entrevistas, uma economia de até R$ 40 mil por pesquisa realizada, e tenta reduzir falhas humanas durante a aplicação.

Como retorno social, o app é um aliado na geração de informação para embasar políticas públicas e mudanças mais alinhadas às necessidades dos moradores de Florianópolis. Ele poderá ser replicado em outras cinco cidades da rede e oferecer indicadores comparados.

Os especialistas da IBM que participaram do projeto com a FloripAmanhã são o administrador Don Kaweprang, programador e analista avançado na companhia em Bangkok, na Tailândia; o bacharel em Computação e mestre em Comércio Exterior Wallace Kha, consultor de soluções em e-commerce na IBM na Austrália; e Minji Kim, formada em Ciência da Informação, que atua na área de arquitetura do conhecimento para o IBM Watson, na Coreia do Sul.

IBM Corporate Service Corps encerrou em sete de setembro em Florianópolis

Voluntários da IBM projetam aplicativo com a FloripamanhãA IMB escolheu Florianópolis como a cidade sede da 23ª edição do IBM Corporate Service Corps (CSC), para as consultorias gratuitas oferecidas programa global da companhia. A iniciativa seleciona funcionários da empresa em todo o mundo para atuar na resolução de desafios sociais, econômicos e ambientais em projetos que integram planos de crescimento econômico, gestão de processos e tecnologia em organizações.

Ao todo foram 15 consultores voluntários, vindos de 12 países, com o objetivo de oferecer o conhecimento da IBM para a sociedade, além de dar oportunidade de crescimento para os funcionários e organizações participantes. Durante o projeto, a FloripAmanhã contou com a participação dos voluntários Grasiela Costa, Eduardo Sully,  Mônica Beppler Kist, André Mondo, Rayse Kiane  e Joaquim Nóbrega. Eles compuseram o grupo de trabalho e integram organizações parceiras na iniciativa.

Fotos: FloripAmanhã/Divulgação

 

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *