Série Os Desafios de SC: governador deverá lidar com as reformas das pontes da Capital
21/09/2018
CDL de Florianópolis apoia projeto do Parque Marina Beira-Mar Norte na Capital
21/09/2018

Florianópolis celebra Dia da Árvore com plantio de árvores nativas no Morro da Cruz

Para celebrar o Dia da Árvore, a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) promove nesta sexta-feira (21), às 9h, o plantio de árvores nativas no Parque Natural Municipal do Morro da Cruz. O órgão também tem realizado diversas ações alinhadas com outras secretarias do município dentro do programa Rede de Espaços Públicos Urbanos, coordenado pelo Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis).

De acordo com a engenheira agrônoma da Floram, Carolina Amorim, o programa organiza as demandas e propicia a aplicação correta de ações, como o plantio de árvores nativas em locais adequados, pois as condições urbanas nem sempre são favoráveis e exigem planejamento e técnicas de manejo. “Trabalhamos com a norma técnica NBR 16246-1, que norteia os procedimentos para a poda de árvores, arbustos e outras plantas em áreas urbanas”, explica.

Para isso, a Floram tem desenvolvido trabalho de capacitação técnica da equipe que trabalha diariamente com a poda e o corte de árvores, seguindo as políticas preconizadas pela Sbau (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana). O serviço é prestado de acordo com a demanda da população. O cidadão faz a solicitação através do Pró Cidadão. “Se o pedido for para corte, um técnico obrigatoriamente será deslocado para o local para fazer uma avaliação visual da árvore e emitir um parecer”, justifica Carolina.

A engenheira agrônoma salienta que diversos fatores influem na avaliação, tais como origem, possibilidade de riscos e danos causados pela árvore. Por outro lado, ela destaca a necessidade da poda ser feita com conhecimento técnico, pois se for mal feita, acelera o processo de envelhecimento das árvores, que tem funções importantes como elevar a permeabilidade do solo, controlar a temperatura e umidade do ar, além de proporcionar sombra, agir como barreira contra ventos, ruídos e luminosidade e diminuir a poluição do ar.

Para dar conta da demanda não solicitada pela população, a Floram faz parcerias com as Intendências do município para realizar a poda e cortes de vegetação em regiões específicas. Mas quem passa diariamente na avenida Beira-Mar Norte também tem percebido que os canteiros estão floridos, resultado de um convênio firmado pela prefeitura com uma prestadora de serviço.

(Confira Matéria completa em ND, 21/09/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *