Bares e restaurantes terão que abrir cozinhas para clientes em Florianópolis
24/09/2018
Esgoto despejado no Riozinho do Campeche preocupa moradores do Sul da Ilha
24/09/2018

Estruturas de apoio da ponte Hercílio Luz podem gerar novo aditivo

As estruturas provisórias de apoio da ponte Hercílio Luz podem não aguentar até o fim da obra. O material, que garante a sustentação da ponte durante os trabalhos, foi projetado para um período de cinco anos, prevendo o fim da restauração para 2018. O Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) prevê a entrega da obra para o segundo semestre de 2019. Com o novo prazo, os técnicos estão concentrados em avaliar se a estrutura é capaz de suportar mais um ano de restauro sem risco de colapso.

O levantamento de campo da análise da estrutura da ponte está sendo realizado por uma equipe com representantes do Deinfra, da empresa Teixeira Duarte, que realiza os trabalhos de restauração, e da RMG Engenharia, que é responsável pela supervisão e fiscalização da obra. O relatório está sendo elaborado há cerca de um mês e tem previsão de ficar pronto até o fim de novembro. Se o estudo técnico concluir que a estrutura não está apta a ser usada até 2019, será necessário fazer um reforço (de tempo e dinheiro) para garantir a segurança na continuidade dos trabalhos.

As cinco treliças metálicas foram projetadas para estabilizar a estrutura original durante a restauração. Segundo o presidente do Deinfra, Paulo França, o material (com as barras de apoio) pesa aproximadamente 1.600 toneladas e há um projeto para o reaproveitamento. “Nós estamos estudando uma forma de remover e armazenar os perfis metálicos para que sejam reutilizados em outras pontes do Estado. Estamos falando de um material que custa cerca de R$ 10 milhões, se fosse vendido para o ferro velho não custaria nem 10% disso”, diz ele.

(Confira Matéria completa em ND, 24/09/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *