Modelo de inspeção de peixarias de Florianópolis é pioneiro em mercados municipais do país
11/09/2018
Área leste do centro histórico de Florianópolis recebe mutirão voluntário
11/09/2018

Especialistas apontam caminhos para garantir sustentabilidade turística

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 07/09/2018)

Especialistas reunidos no #TurismoSummit2018, realizado pelo Ministério do Turismo e Sebrae nacional, em Brasília, apontaram caminhos para o fortalecimento do setor, que representa hoje 10% do PIB mundial.

O espanhol Mario Villar Garcia, analista de dados de uma entidade público-privada para estímulo ao turismo na pequena cidade balneária de Benidorm, defendeu planejamento e análise de informações detalhadas sobre os hábitos dos visitantes para garantia de sustentabilidade turística. “Queremos ser o primeiro destino turístico certificado, líder internacionalmente”, disse Villar Garcia, que enfatizou a importância de saber “o ciclo do turista” para a definição de políticas públicas. Ele cita a parceria feita com a iniciativa privada para viabilização de “smart wifi” nas praias, que permite alimentar o município com informações sobre os turistas.

Benidorm, que tem cerca de 66 mil habitantes, integra a Rede Espanhola de Cidades Inteligentes e  quer exportar os resultados do seu laboratório de inovação e tecnologia. “Temos 40% de ocupação e queremos que esse percentual suba, temos capacidade para isso”, afirma o espanhol.

O empresário Leonardo Marques, fundador do site Melhores Destinos, destacou a importância da busca da “diferenciação” de locais que tenham atrativos parecidos, como belezas naturais, por exemplo. E Milagros Koepke, diretora do escritório mantido pelo Brasil no Peru, enfatizou a valorização da gastronomia, segundo lugar em motivação para os estrangeiros que visitam o Chile. A maioria também citou projetos sustentáveis como chamariz para bons negócios turísticos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *