Comissão Internacional rejeita proposta de criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul
12/09/2018
Semana da Árvore na UFSC promove atividades ecológicas de 17 a 22 de setembro
13/09/2018

Docentes da Udesc participam de fórum internacional sobre gestão do risco de desastres

Três professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), membros do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) da instituição, participaram do 3º Fórum Internacional Interuniversitário, com o tema “Gestão Integral do Risco de Desastres e Adaptação às Alterações Climáticas”, realizado em 6 e 7 de setembro, em Trujillo, no Peru.

Estiveram presentes, como painelistas, os docentes Marino Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi); Raquel Valerio de Souza, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), e Sandra Marin, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).

O fórum promoveu o debate sobre as quatro funções das instituições de ensino superior na redução de riscos e desastres: “Gestão institucional”, “Formação acadêmica”, “Investigação” e “Responsabilidade social”.

Painéis

Nos painéis, o professor Eyerkaufer abordou a função “Investigação”, com uma palestra sobre o tema “Desafios e oportunidades para a investigação em Redução de Riscos e Desastres (RRD) na Universidade”.

As professoras Raquel e Sandra participaram dos painéis sobre a função “Responsabilidade social”. Raquel ministrou palestra sobre a responsabilidade social da universidade na redução de riscos e desastres, e Sandra abordou a participação da instituição de ensino superior na redução de riscos e desastres.

O evento foi encerrado com a elaboração de uma carta de intenções de órgãos e universidades da América Latina sobre o tema.

Elaboração de política

Para o professor Eyerkaufer, a participação da Udesc no evento “ratificou a importância da universidade discutir suas políticas de Gestão de Riscos e Desastres nas quatro dimensões abordadas nos debates”.

“Voltamos entusiasmados para reforçar ainda mais as ações do Ceped diante dos desafios em RRD. Em breve, com o fechamento do plano estratégico do grupo para o período 2018 a 2022, as discussões relacionadas ao tema do evento serão retomadas pelo colegiado”, afirmou.

Para novembro, o Ceped planeja a realização de um evento, com participação de representantes de todos os centros da universidade, para debater a elaboração de uma política de GRD para a instituição. O encontro terá apoio da Agência de Assistência a Desastres dos Estados Unidos para América Latina e Caribe (Usaid/Ofda), com a qual a Udesc mantém convênio técnico-científico desde 2012.

O Ceped também estuda a realização de um evento estadual, em 2019, para discutir o papel da GRD na universidade.

Sobre o Ceped

Criado em abril de 2009 e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o Ceped executa a política de gestão de riscos para emergências e desastres da universidade.

Suas finalidades são: promover o processo de formação integral dos estudantes e a segurança interna da comunidade universitária; e estimular as ações comunitárias que visam o fortalecimento da resiliência, buscando o desenvolvimento sustentável relacionado com a prevenção de desastres.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceped@udesc.br.

(Udesc, 12/09/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *