Ministro defende turismo como aliado da preservação marinha e pede volta da observação de baleias em SC
11/09/2018
Entrega da reforma da antiga Casa de Câmara e Cadeia acontece no dia 14 de setembro
11/09/2018

Começam as obras do Parque Urbano do Morro das Pedras, o maior espaço público de Florianópolis

Um abraço coletivo marcou o início das obras no Parque Urbano do Morro das Pedras no último dia 7 de setembro. O lançamento da pedra fundamental reuniu mais uma vez a comunidade do Sul da Ilha, exatamente um ano depois da realização do Viradão Criativo, quando os moradores esboçaram o projeto do parque por meio de desenhos.

O Parque Urbano do Morro das Pedras será o maior espaço público de Florianópolis com estrutura para educação ambiental, preservação da mata nativa e lazer. Será construída uma praça com palco, quadras de esportes, pista de skate, playground. Também serão erguidas 13 estações da alegria ao longo do percurso de trilhas, onde haverá bancos, equipamentos de lazer e exercícios físicos. Além disso, também está prevista uma torre de observação de 12 metros.

“O cronograma prevê três anos de obras, mas o parque deve abrir para a comunidade no dia 8 de dezembro, assim que a primeira etapa dos trabalhos for concluída”, anunciou o vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes, que desde o início do projeto coordena as ações junto à Associação dos Moradores do Morro das Pedras.

“Estamos realizando um sonho antigo da comunidade, que não apenas pede, mas participa da concretização do projeto com apoio da prefeitura e de toda equipe técnica em busca de soluções e parcerias para tirar do papel este espaço público. Com certeza, será referência em termos de preservação e educação ambiental. O que estamos fazendo no Morro das Pedras é instaurar um novo conceito de pensar a cidade com a participação efetiva dos moradores”, destacou João Batista.

Para André Luiz, presidente da Associação de Moradores, o Parque Urbano do Morro das Pedras irá incentivar o desenvolvimento sustentável do Sul da Ilha, requalificando o entorno de toda a área do parque, garantindo melhorias nas via públicas, praias, zoneamento dos locais de acesso dando segurança e prioridade para pedestres e ciclistas.

“Trabalhamos no conceito de parque urbano e não de uma unidade de conservação ou praça. Nossa ideia sempre foi um parque de preservação e lazer comunitário”, explicou André Luiz.

A área pública de aproximadamente 90 mil metros quadrados, localizada na Rua Sagrado Coração. O parque fica em duas áreas descritas no Plano Diretor de Florianópolis (2014) como AVL (Área Verde e Lazer) e ACI (Área Comunitária Institucional), sendo um dos últimos remanescentes de vegetação arbórea de Mata Atlântica em bom estado de conservação ambiental entre o Trevo do Erasmo, Parque Municipal do Peri e a praia do Morro das Pedras. Uma comissão mista especial formada por representantes do poder público e convidados da sociedade civil foi criada para auxiliar nos estudos, análises e proposições de medidas urbanísticas, jurídicas e administrativas do Parque Morro das Pedras.

(Deolhonailha, 10/09/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *