Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação sugere novos parques naturais em SC
03/08/2018
Município de Florianópolis discute a gestão da água em Jurerê Internacional
03/08/2018

Renda de bilro, artesanato tradicional de Florianópolis, busca a modernização

Uma tradição que se recusa a morrer. Assim é a prática da renda de bilro, que se entrelaça com a história da Ilha de Santa Catarina há 270 anos, quando os primeiros açorianos chegaram por aqui. No começo, a renda era a profissão de muitas mulheres, colaborando com os ganhos da família.

Durante gerações, a técnica foi passada de mães para filhas, mas hoje poucas são as crianças e jovens que se interessam pelo artesanato local. Para que a tradição não se perca e possa continuar contribuindo como fonte de renda para as famílias, pelo menos dois projetos tentam revitalizar a prática do artesanato tradicional.

Segundo a superintendente da Fundação Cultural Franklin Cascaes, Roseli Pereira, uma dessas propostas é o projeto Promoarte, que selecionou 65 polos de artesanato tradicional em todo o Brasil, sendo dois deles em Santa Catarina: o de pêssankas e bordados ucranianos em Itaiópolis, no Norte do estado, e a renda de bilro, em Florianópolis.

Realizado em parceria com o Museu nacional de Folclore Edison Carneiro, do Rio de Janeiro, o projeto está em andamento desde 2009 e até o momento, cerca de 100 rendeiras participaram dos cursos de capacitação, troca de experiências, orientações sobre planejamento estratégico e metas para transformar a atividade em negócio. O encontro mais recente aconteceu em 28 de julho no Mercado Público da Capital catarinense, reunindo artesãos de São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba.

A outra proposta é um desdobramento do projeto nacional chamado “Escola de Empreendedores – Renda-se à moda”, conduzido pela Fundação Franklin Cascaes em parceria com a prefeiturade Florianópolis e a Casa dos Açores. Entre os objetivos estão o fomento de políticas públicas permanentes que unam moda e artesanato, além da capacitação e do incentivo ao empreendedorismo. “Queremos que o artesanato tenha reconhecimento como patrimônio imaterial de Florianópolis, mas que também possa ser uma fonte de trabalho e renda para as artesãs”, afirma Roseli.

O projeto municipal reúne inicialmente rendeiras, fuxiqueiras e estudantes de moda das universidades Udesc, Unisul e Estácio, promovendo encontros mensais no Centro da Capital, para profissionalizar as atividades, divulgar os produtos e impulsionar a comercialização do artesanato local, para que a produção se torne referência no país. Também haverá oferta de cursos de qualificação ministrados pelo Sebrae de Santa Catarina, com início previsto para 15 de agosto.

Os grupos de rendeiras se espalham em vários polos pela cidade: no Rio Vermelho, Sambaqui, Forte de São José da Ponta Grossa em Jurerê, Lagoa da Conceição, Armação e Pântano do Sul. Em vários deles as pessoas podem aprender a fazer a renda de bilro, como no Casarão Bento Silvério, que oferece cursos gratuitos às terças-feiras.

Novos mercados
O principal mercado para a renda de bilro, segundo a superintendente da fundação, está localizado no próprio município, mas as próprias rendeiras recebem encomendas nas suas comunidades e despacham os produtos para outras cidades do Brasil. É uma ação mais individualizada, portanto há um caminho a ser explorado, com vistas à valorização da produção, até mesmo no exterior.

A rendeira Elita Catarina Ramos, 65 anos, concorda com a modernização dos produtos. “Precisamos mudar, inovar, não dá para ficar só na toalhinha e nos trilhos”, afirma. Tecendo a renda de bilro desde os 7 anos de idade, ela conta com o apoio do Casarão das Rendeiras de Florianópolis, onde juntamente com outras artesãs ocupam uma sala para produzir a renda.

O grupo levou 78 peças para o evento A Casa – Museu do objeto brasileiro, em São Paulo, onde o vestido produzido por Elita teve destaque, ao lado de reconhecidos estilistas brasileiros, como Martha Medeiros e Ronaldo Fraga. ” Precisamos participar desses eventos para valorizar o trabalho”, avalia a artesã.

(Confira matéria completa em ND, 03/08/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *