A reinvenção das ruas como espaços públicos multifuncionais
07/08/2018
Evento gratuito na Capital discutirá economia criativa e presença digital
08/08/2018

Projeto quer destacar a importância da comunicação em LIBRAS

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis possui diversos professores de Língua Brasileiras de Sinais (LIBRAS) e professores auxiliares intérpretes educacionais. No entanto, o órgão quer aumentar o número de pessoas que se comunicam de forma eficaz com os surdos. Para tanto, está realizando a partir desta semana um novo curso com outros profissionais do magistério para melhor interação com a comunidade surda escolar (professores, estudantes e famílias).

Com 50 horas, o curso ser ministrado pela professora especialista de LIBRAS Sintia Aline dos Santos, envolvendo trabalhadores da educação infantil, fundamental e da educação de jovens, adultos e idosos. Até dia 1º de novembro, sempre na terça e quinta-feira, o curso ocorrerá das 18h às 19h, no Centro de Educação Continuada da SME.

Conforme Sintia dos Santos, é importante ressaltar que o projeto não tem a função de formar profissionais fluentes em Libras ou intérpretes. Mas, estimular nos participantes o desejo da comunicação com os surdos.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a prefeitura visa contribuir cada vez mais para que a inclusão possa ocorrer e que a barreira linguística e do preconceito seja rompida mediante uma proposta pedagógica adequada a atender as necessidades básicas, como é esta da comunicação.

Atualmente a rede municipal de ensino tem 52 estudantes com deficiência auditiva em todos os níveis de ensino. Entre eles, há 34 que utilizam e aprendem a LIBRAS nas salas de aula e na sala multimeios. Todos contam com os professores de LIBRAS, professores auxiliares intérpretes educacionais e professores de educação especial que realizam o Atendimento Educacional Especializado – AEE.

(Floripa News, 08/08/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *