Evento sobre mobilidade elétrica acontece até quarta-feira em Florianópolis
21/08/2018
Praça Forte São Luís aguarda estudo arqueológico para virar realidade
21/08/2018

Parque do Morro das Pedras, no Sul da Ilha, sai do papel

Com forte mobilização da comunidade, o Parque do Morro das Pedras, no Sul da Ilha, começa a ser delineado. Ontem à tarde, máquinas iniciaram o trabalho de abertura dos 2.400 metros de trilhas que costearão a imensa área verde que os moradores querem preservar e recuperar.

Na sexta-feira (17), o cronograma das obras foi anunciado pelo vice-prefeito João Batista Nunes (PSDB), durante a cerimônia de assinatura do decreto que instaurou uma comissão de representantes da sociedade civil, associação de moradores e do poder público para regulamentar as atividades no parque. O documento foi assinado por ele e pelo prefeito Gean Loureiro (MDB), que declarou que a unidade será uma referência para a realização de outros projetos nas demais regiões da cidade.

O lançamento da pedra fundamental do novo espaço público será feito no dia 7 de setembro, coincidindo com a data em que, há um ano, a comunidade se reunia em um Viradão Criativo para esboçar o conceito do parque – posteriormente transformado em projeto executivo para entrega ao poder público.

A criação de um parque ecológico no local é desejo antigo da comunidade do Morro das Pedras. O projeto prevê a construção de uma praça de lazer na zona de transição entre o espaço de uso intensivo e a mata nativa – com palco, quadras polivalente e de vôlei de areia, pista de skate, playground, 13 estações da alegria (redutos com árvores nativas, estações de exercício físico, bancos e outros equipamentos de lazer localizadas no percurso da trilha) e até uma torre de observação de 12 metros de altura, com tirolesa.

Além disso, o espaço onde hoje é área da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) será transformado em praça da cidadania, revertendo o projeto do Plano Diretor do município que previa a abertura de uma rua atravessando a área de mata. “O parque será uma mola propulsora do desenvolvimento sustentável no Sul da Ilha, integrando o lazer comunitário com a preservação ambiental”, afirma o presidente da Associação de Moradores do Morro das Pedras, André Luiz Vieira.

(Confira Matéria completa em ND, 21/08/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *