FloripAmanhã participa de oficinas e grupos de trabalho para revisão do Plano Diretor
17/08/2018
Morro das Pedras vai ganhar parque ecológico e de lazer
17/08/2018

Floripa Sustentável vai à Copenhague buscar referências urbanísticas para Florianópolis

“Cidade para as pessoas” é o conceito do renomado arquiteto dinamarquês Jan Gehl, que vai receber uma comitiva com 38 membros do movimento Floripa Sustentável, a partir desta sexta-feira (17/08). A Floripamanhã e a ACIF coordenaram a organização desta missão que vai ficar cinco dias na capital da Dinamarca em busca de referências para o desenvolvimento e a criação de uma Florianópolis mais humanizada.

“Nossos representantes irão conhecer diferentes projetos de planejamento urbano, turismo, tecnologia e inovação”, comenta a presidente do Conselho da FloripAmanhã, Zena Becker, uma das representantes da Associação no Movimento Floripa Sustentável. Integram a comitiva o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o diretor do IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Michel Mittmann, a arquiteta Cintia de Queiroz Loureiro, esposa do prefeito Gean Loureiro, entre outros arquitetos, empresários e profissionais liberais.

A programação prevê encontro também com Tina Saaby, Chief City Architect of Copenhagen e visitas a diversos locais para debater e conhecer projetos sobre temas como “transformações urbanas, espaços públicos e ciclovias”; “cidade que abraça as águas – bairros no porto e atividades de lazer”; “orla marítima e atividades recreativas”; “bairros novos”, as transformações de Copenhague e um debate sobre o futuro de Florianópolis.

Novo modelo de cidade

A Dinamarca está no topo do ranking das Nações Unidas de países mais felizes do mundo ao lado de Suécia Holanda Suíça e Noruega. A capital Copenhague, com 1, 2 milhão de habitantes, é exemplo de Urbanismo e qualidade de vida. Desde a década de 60 optou por reduzir os espaços aos carros para priorizar o pedestre e as bicicletas. Mais de 50% da população usa a bicicleta ao menos uma vez ao dia.

Na segunda-feira os catarinenses verão uma palestra com o arquiteto Jan Gehl, que já fez consultoria para inúmeras cidades pelo mundo como Londres Copenhague Melbourne Sydney São Francisco e Nova York. Jan Gehl estuda o comportamento humano em cidades há mais de 40 anos. Ele já produziu um documentário mostrando como cidades modernas repelem a interação humana e argumenta que podemos construir cidades de uma forma que leve em consideração necessidades humanas de inclusão e intimidade.

“A expectativa é que Florianópolis possa aproveitar alguns bons exemplos que tornaram Copenhague uma das melhores cidades do mundo para se viver e visitar”, afirma o publicitário Roberto Costa, conselheiro da FloripAmanhã e um dos fundadores do Movimento Floripa Sustentável.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

4 Comentários

  1. Afonso dos Santos disse:

    São cidades com realidades diferentes do modo como são administradas por suas autoridades. Lã com eficiência.
    Estranho a mulher do prefeito ir junto ocupando vaga de pessoas do IPUF, Comcap, Secretarias de planejamento.
    Essa pessoa é passageira na prefeitura. Talvez daqui a dois anos ela nem estará mais lá caso seu marido venha a perder eleição para prefeito.
    Vejam as promessas de campanha e o que foi feito.
    Com a gestão que está realizando tem tudo para não se reeleger.

  2. Salomão disse:

    Eu já estive lá. É uma cidade fantástica. Trânsito eficiente. Criminalidade baixíssima. Magníficos Espaços de lazer e cultura. Belíssimos passeios pelos canais. A cidade está voltada, também para o mar, para as águas. O meio ambiente é extremamente cuidado e tem meta e data para eliminação dos combustíveis fósseis. O planeamentos e a gestão da cidade estão voltados para o bem estar das pessoas e da qualidade de vida.

  3. […] juntamente com a ACIF, coordenou uma missão de 38 membros do movimento Floripa Sustentável a Copenhague em agosto, para buscar referências para o desenvolvimento e a criação de uma Florianópolis mais […]

  4. […] Mittmann. O Ministério Público investiga a participação do secretário em eventos na Europa em 2018 e 2021 que teriam sido custeados pela iniciativa privada, como divulgou o próprio Floripa […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *