Prefeitura de Florianópolis lança 19ª Fenaostra nesta sexta-feira, no Mercado Público
22/08/2018
Mapeamento de habitats marinhos e serviços ambientais na zona costeira é tema de palestra nesta sexta
23/08/2018

Em organização, a Rede de Apoio às Ocupações Urbanas de Florianópolis

Da Coluna de Carlos Damião (ND, 22/08/2018)

O DCE Luís Travassos (UFSC) e movimentos sociais realizam nesta quinta-feira (23/8) uma “Reunião Aberta de Articulação da Rede de Apoio às Ocupações Urbanas de Florianópolis”. O encontro será às 18h30 no DCE (campus da UFSC). O objetivo é construir uma mesa com os diversos movimentos de ocupações urbanas e com a comunidade acadêmica que estuda, trabalha ou atua na questão urbana, em especial na questão da moradia”.

A organização explica que “a Grande Florianópolis passa por uma profunda crise habitacional e a Universidade Federal de Santa Catarina deve ser um espaço de rico debate e formulação sobre estes problemas. Cumprir com a função social da universidade é articular a produção de conhecimento e de intervenção na realidade com os principais desafios do século XXI e com as principais necessidades do povo brasileiro”.

Devem participar da reunião estudantes, professores, representantes dos centros acadêmicos da UFSC, assim como dos núcleos de ensino e pesquisa, programas de extensão, escritórios modelo, além de militantes dos movimentos sociais.

Uma das entidades que participarão do evento é o Assentamento Comuna Amarildo de Souza, reconhecido oficialmente como um PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) pelo Incra. A ocupação ocorreu originalmente numa área improdutiva da SC-401, próxima do acesso ao bairro de Jurerê, em 2013. Obrigados a deixar o local, deslocaram-se para uma área de 140 hectares, em Águas Mornas, cedida pelo Incra. Lá, os Amarildos, como são chamados os assentados, trabalham na produção de agroecologia desde 2014.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *