Floripa Teatro vai promover 89 espetáculos gratuitos na Capital em setembro
02/08/2018
Em Florianópolis, 24 pinguins em tratamento devem ser soltos na praia do Moçambique
02/08/2018

Centro de Eventos recebe exposição fotográfica ‘Abandono II’ durante o mês de agosto

A exposição fotográfica “Abandono II”, que ocorre no Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos, está aberta para visitação de segunda à sexta, das 8h às 20h, até o dia 30 de agosto. As fotografias são de Milton Muniz, professor aposentado do departamento de Biologia Celular, Embrionária e Genética (BEG), do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sobre a exposição

Percorrendo as ruas de Florianópolis, observando a fachada do seu casario, verifica-se uma sobreposição de estilos, de tempo, de poder econômico representando variáveis culturais. Sua observação requer isolar cada fachada do seu entorno, avaliando valores intrínsecos e extrínsecos, histórico, estético e relevância cultural. Podendo estar isoladas, circundadas por prédios, ou formando conjuntos contínuos, dificultando avaliações do ponto de vista arquitetônico, estético ou urbanístico. Não se preocupando com o poder econômico e histórico. Verifica-se em vários autores que há uma preocupação constante nessa aparente contradição em relação a onde morar, trabalhar ou espairecer tendo uma vida digna, confortável, prazerosa, seja em casa, apartamento. Oficina ou escritório. É importante valorizar a fachada das edificações.

A preocupação é dar minha despretensiosa contribuição à discussão como preservar, conservar ou demolir o casario antigo histórico ou não, dando significado a sua existência, se houver. Quando a edificação deixa de ser uma residência, para a qual foi projetada e construída, assumindo outra função, pode estar preservada sua existência, ou encaminhada à demolição, dando lugar a outra construção.

O interesse do professor Milton pela fotografia despertou em 2011, após a realização de um curso fotográfico no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. A exposição “Abandono II” é o resultado de um trabalho realizado de 2013 a 2016, no qual o professor captou cerca de 400 imagens de edificações do centro de Florianópolis.

Serviço:

O que: Exposição Abandono II de Milton Muniz

Quando: de 1º a 30 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

Onde: Espaço Expositivo – Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Mais informações na página da SeCArte.

(UFSC, 01/08/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *