Justiça condena município a demolir obra e recuperar áreas de preservação em Jurerê
07/08/2018
Melhoria no transporte público entre cidades da Grande Florianópolis depende de aprovação de lei na Alesc, diz Suderf
07/08/2018

Aeronáutica fecha acesso a campo de futebol no Campeche, em Florianópolis

A Aeronáutica iniciou o cercamento, nesta segunda-feira, 6, de uma ampla área verde às margens da Avenida Pequeno Príncipe, no Campeche, onde estão um campo de futebol e um campo de rúgbi utilizados pela comunidade há décadas. A área em questão é alvo de uma disputa judicial entre o município, a Secretaria do Patrimônio da União e a Força Aérea Brasileira (FAB).

No final de julho, desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, derrubaram a liminar que impedia qualquer intervenção no espaço e deram ganho de causa à Aeronáutica. Assim, a instituição se apressou em cercar a área que vai do campo de futebol até os fundos de uma escola, incluindo o campo de rúgbi e um imenso pasto.

— Não é justo isso. Estão fechando e não vão deixar ninguém entrar. As crianças brincavam muito aqui, o pessoal jogava bola… Não dá para entender porque estão fazendo isso — lamenta o aposentado Arnoldo Silva Filho, de 70 anos, morador do Campeche há 48 anos.

Nesta segunda, na área que um dia foi um campo de futebol (ele foi cortado ao meio por uma grande vala), o atleta profissional Arilson Junior, de 24 anos, deu aquele que pode ter sido o último treino no local. De volta a Florianópolis após uma passagem no Araguaia (MT), Arilson e seus alunos Alex e Dayane Passos foram surpreendidos pela equipe da Aeronáutica que estava instalando a cerca.

— Acabaram com o Campeche. Aqui só tem a praia e o campo para o lazer, e agora acabou o futebol da galera. Ainda mais no inverno, que é ruim de ir pra praia. Ninguém está entendendo por que estão fazendo isso. A perda é gigantesca pra comunidade — lamenta Arilson.

A reportagem da Hora de Santa Catarina procurou a Aeronáutica, mas não conseguiu contato com o Centro de Comunicação Social até o fechamento da matéria. Em nota enviada em julho, quando abriu uma vala no meio do campo de futebol, a instituição afirmou que “o terreno em nenhum momento foi cedido” à comunidade. De acordo com o Comando da Aeronáutica, “a área faz parte do planejamento para emprego operacional ou institucional do Comaer”.

(Hora de Santa Catarina, 06/08/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *