Apesar da vista deslumbrante, pontos turísticos de Florianópolis precisam de manutenção
14/08/2018
Concurso Floripa Inteligente da GMF + Geração VIA para a formação cidadã das crianças
14/08/2018

ACLA lança carta aberta em defesa da cultura catarinense

Da Coluna de Carlos Damião (ND, 13/08/2018)

Com as candidaturas definidas e a campanha eleitoral de 2018 ganhando as ruas, a ACLA (Academia Catarinense de Letras e Artes) divulgou uma “Carta aberta em defesa da cultura catarinense”, relacionando medidas indispensáveis à valorização e crescimento cultural do Estado, todas previstas em lei, como a promoção anual do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. “A irregularidade na edição dos prêmios e editais ou o seu puro esquecimento, em desacordo com as leis e a Constituição do Estado, geram, na contramão das obrigações do Estado, desestímulo, desprestígio e insegurança à produção cultural e artística catarinense”, enfatiza a carta.

Confira a íntegra do documento: 

“A ACLA, entidade que congrega escritores, músicos, artistas visuais e artistas cênicos do Estado de Santa Catarina, fundada em 5 de julho de 2003 e reconhecida pelo artigo 173 da Constituição do Estado de Santa Catarina, a partir da Emenda 48, vem, por meio desta carta aberta, somar-se ao CEC (Conselho Estadual de Cultura|), aos artistas, produtores e demais agentes culturais de Santa Catarina, na defesa da anuidade do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, conforme estabelece a Lei 15.503, de 29 de junho de 2011.

Além do Prêmio Elisabete Anderle, a ACLA pleiteia também aos gestores públicos estaduais a manutenção da anuidade do Prêmio Catarinense de Cinema e o resgate imediato do Prêmio Cruz e Sousa (Decreto 12.307/1980), do Edital para Aquisição de Livros de Autores Catarinenses para as bibliotecas públicas municipais (lei 8.759/1992) – Comissão Catarinense do Livro (Cocali) e do Salão Victor Meirelles.

Ao governo cabe, por meio da dotação orçamentária prevista, o cumprimento da lei. A irregularidade na edição dos prêmios e editais ou o seu puro esquecimento, em desacordo com as leis e a Constituição do Estado, geram, na contramão das obrigações do Estado, desestímulo, desprestígio e insegurança à produção cultural e artística catarinense.

Por fim, a ACLA entende que sem a efetiva implementação do Sistema Estadual de Cultura e do Plano Estadual de Cultura, instituídos pela Lei 17.449/2018, todas as iniciativas aqui defendidas tornam-se, como o são, mais frágeis e sujeitas à vontade e aos humores dos governos que passam. Por isso, é necessária e urgente a regulamentação desses dispositivos”.

O dramaturgo Antônio Cunha, presidente da ACLA, assina a carta.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *