Feira Viva a Cidade terá edição especial para o dia dos pais
10/08/2018
Sistema de transporte público coletivo metropolitano depende da Alesc
10/08/2018

5º Seminário de Acessibilidade debate planejamento das cidades para pessoas

“Cidade para pessoas” é o tema principal do 5º Seminário de Acessibilidade do CREA-SC que acontece no dia 12 de setembro de 2018, no auditório da Celesc, Em Florianópolis.  O evento é organizado pela Comissão de Acessibilidade do Conselho com o objetivo de disseminar a política de planejamento das cidades, por meio de ações que promovam o desenvolvimento de projetos nas áreas de edificações, mobilidade urbana, planejamento urbano e infraestrutura pública.

Um dos focos é a produção de equipamentos que atendam a acessibilidade universal, visando segurança e o bem estar à população, além de economicidade na gestão de obras. Palestras, mesas redondas e debates integram a programação que será composta por três módulos: Acessibilidade Urbana, Acessibilidade em Edificações e Legislação aplicada a Acessibilidade.

O Seminário e destinado aos profissionais do Sistema Confea/Crea, bem como aos demais conselhos relacionados as áreas de acessibilidade, edificações, mobilidade urbana, planejamento urbano e infraestrutura pública, estudantes e público geral. Também foram convidadas as entidades parcerias do Projeto Santa Catarina Acessível, que por meio de termo de cooperação técnica propõe um grande pacto pela promoção da acessibilidade nos espaços públicos e privados de uso coletivo no estado.

O seminário tem início às 8h. As inscrições são gratuitas.

Clique aqui para se inscrever.

PROGRAMAÇÃO DO 5º SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE- CIDADE PARA PESSOAS
Data: 12/09/18Local: Auditório da CELESC
Recepção, credenciamento: 8h:00 8h:30
Abertura: das 8h:00 às 9h:00 – Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann – Presidente do CREA-SC e mesa de honra com autoridades.
Objetivo: Disseminar a politica de planejamento, focando em ações pró-ativas no desenvolvimento de projetos nas áreas de edificações, mobilidade urbana, planejamento urbano e infraestrutura pública, com foco na produção de equipamentos que atendam a acessibilidade universal, visando segurança e bem estar a população, além de objetivar economicidade na gestão de obras.
Público Alvo: Profissionais do sistema e demais conselhos relacionados as áreas de acessibilidade, edificações, mobilidade urbana, planejamento urbano e infraestrutura pública, estudantes e público geral.
Abrangência: Estadual
Estrutura do evento: O Seminário será composto de 3 módulos (Acessibilidade Urbana, Acessibilidade  em Edificações e  Legislação aplicada a Acessibilidade ) de forma a abranger os conhecimentos relacionados a produção de equipamentos acessíveis, visando atingir não apenas a parcela da população com restrição de mobilidade, mas de forma universal, focando em toda a sociedade, com programação abaixo:
MÓDULO 1- Acessibilidade Urbana: Serão 5 apresentações de 15 minutos e mesa redonda para debate dos temas.
Mediadora: Eng. Civ. Daniella Godinho Abreu1)  Acessibilidade em obras públicas – Eng.  Cassio Taniguchi  –  Governo do Estado.2) Projeto Calçadas  – Eng. Civ. Dejalma Frasson Júnior –   ABCP.3) Projeto de acessibilidade das Calçadas em Florianópolis –  Arq. Urb. Ingrid Etges Zandomênico – IPUF.  4) Integração entre desenho urbano e infraestrutura – Sistema INFRAVIA – Eng. Civ. Aloisio Pereira – CREA –SC – Coordenador adjunto da Comissão Acessibilidade.5) Arborização urbana – Eng. Ftal. Maria Rosa Cé.
Espaço para sensibilização (vivência/prática) do evento Ambiente atual x Calçada acessível  ABCP – (30 minutos) – Brindes dos patrocinadores para quem conseguir completar o trajeto da calçada atual.
Intervalo de Almoço: 12h:00 – 13h:00
MÓDULO 2- Acessibilidade  em Edificações: Serão 4 apresentações de 15 minutos e mesa redonda para debate dos temas.
Mediador: Eng. Civ. e Seg. Trab. Daniel Faganello – Coordenador da Comissão Acessibilidade.1) BIM para edificações –  Rafael Fernandes – Empresa  Bentley –  Governo do Estado.2) Acessibilidade em Edificações : Eng. Civ. Daysi Nass dos Santos – Joinville.3) Acessibilidade segundo o Corpo de Bombeiros – Ten. Cel. BM Jailson Osni Godinho.4) Cartilha de Acessibilidade CREA-SC – Eng. Civ. e Seg. Trab. Ederson Rogerio Antonini .
Intervalo: 15:00 / 15:20
MÓDULO 3 – Legislação aplicada à Acessibilidade: composto de 4 apresentações de 15 minutos e mesa redonda para debate dos temas.
Mediador: Eng. Civ. Paulo Ruaro1) Legislação Acessibilidade  – Eng. Civ. Jary Castro – CONFEA.2) Legislação Acessibilidade  – Dra. Ariadne Klein Sartori – Promotora de Justiça – MP/SC.3) Legislação Acessibilidade  –  Dra. Ludmila Amanda Hanisch- Presidente da Comissão de Direitos das pessoas com deficiência – OAB/SC.4) Legislação Acessibilidade  –  Aldo Schneider – Presidente da ALESC.
Encerramento – Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann – Presidente CREA-SC.

(Crea-SC, 09/08/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *