UFSC participa da 2ª Conferência de Patrimônio Cultural em Risco
16/07/2018
Lançado edital de serviço de locação de bicicletas compartilhadas
16/07/2018

Trabalho de restauração feito pelo Museu da Udesc concorre a prêmio nacional do Iphan

A restauração de 13 painéis de formatura da extinta Academia de Comércio de Santa Catarina, realizada pelo Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é uma das ações finalistas do 31º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O trabalho concorre na categoria “Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material”, que engloba ações de identificação, documentação, proteção, conservação e promoção do patrimônio cultural material. A ação é uma das oito finalistas no segmento “Pessoas físicas e representantes de grupos ou coletivos”.

O resultado final do concurso deverá ser divulgado até 30 de agosto, no site do Iphan. O prêmio tem duas categorias, ambas divididas em quatro segmentos, com oito finalistas em cada segmento. Oito ações serão premiadas e cada uma receberá R$ 30 mil.

A restauração

Os painéis foram doados ao Mesc em 2005, pela Secretaria de Estado da Educação (SED), mas só no ano passado puderam passar pelo processo de restauração. O trabalho foi feito por técnicos do museu, sob supervisão da coordenadora do espaço, Sandra Makowiecky, e com apoio de serviços especializados externos.

A Academia do Comércio de Santa Catarina surgiu em 1943, com a criação do curso superior de Administração e Finanças, e funcionou até a década de 1990.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail museudaescola@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8110.

(UDESC, 13/07/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *