Árvore resiste à demolição de casarão no Centro da Capital
18/07/2018
Audioguia reúne informações sobre a Catedral Metropolitana de Florianópolis
18/07/2018

Teste de insuflador de fumaça é utilizado pela primeira vez, em Florianópolis

Por meio do “teste de fumaça”, a Casan tenta identificar ligações irregulares na rede de esgoto em Florianópolis. Nesta terça-feira (17), inspetores da companhia estiveram no bairro Coqueiros, região continental da Capital. De acordo com a empresa, todas as áreas da cidade passarão por esse processo para identificação de irregularidades, uma vez que agora a Casan tem equipamento próprio e não há mais a necessidade de montar processo licitatório para contratar empresas de fora do Estado especializadas para a realização do serviço.

O engenheiro Daniel Crippa, da Gerência de Políticas Operacionais da Casan, explicou que quando chove muita água da chuva vai para a rede de esgoto. O insuflador de fumaça permite, através de fumaça não tóxica, a identificação dessas redes de esgoto conectadas de forma errada, ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial (de água da chuva) e de esgoto, a existência de poços de visita, e os imóveis também conectados à rede de esgoto.

Essa não é a primeira vez que o teste de fumaça é utilizado na Capital. A Casan já recorreu ao teste em 2016, quando conseguiu identificar mais de 80 grandes ligações fora dos padrões, afetando diretamente o rio do Brás e causando poluição na praia de Canasvieiras. Todas as ligações clandestinas foram lacradas, iniciando assim o processo de recuperação ambiental de toda aquela área, que se refletiu inclusive na melhora da balneabilidade da praia.

(ND, 17/07/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *