DNIT vai lançar edital para terceira faixa da Via Expressa em Florianópolis
06/07/2018
Florianópolis inova com programa Lixo Zero
06/07/2018

Teste de fumaça é a nova solução da Casan para localizar ligações irregulares de esgoto

A Casan (Companhia de Águas e Saneamento) adquiriu um equipamento insuflador de fumaça que permite inspecionar as redes de esgoto de Santa Catarina. Com o chamado teste de fumaça, no qual é lançada uma fumaça atóxica na rede pública operada pela companhia, será possível identificar um conjunto de inadequações.

Teste de fumaça é a nova solução da Casan para localizar ligações irregulares de esgoto – Casan/Divulgação/ND
Equipamento moderno vai permitir inspeções nas redes de esgoto da Casan – Casan/Divulgação/ND

Entre elas, ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial (de água da chuva) e de esgoto, a existência de poços de visita (local em que os técnicos têm acesso à rede de esgotos), de caixas de inspeção quebradas (local em que o morador faz a conexão de seu sistema à rede da Casan) e de tubos quebrados. Também será possível identificar imóveis com instalações pluviais, como calhas e ralos, ligados na rede de esgoto.

Antes de adquirir o equipamento, para submeter alguma rede ao teste de fumaça a Casan precisava montar processo licitatório e contratar empresas especializadas, todas fora de Santa Catarina. “Como é uma tecnologia cara, acabávamos restringindo muito o uso desta estratégia, perdendo uma ferramenta de controle ambiental importante”, explica o engenheiro Daniel Crippa, da Gerência de Políticas Operacionais da companhia.

A última vez que a Companhia se valeu do teste de fumaça foi para identificar irregularidades no Norte da Ilha de Santa Catarina, nas proximidades do Rio do Braz. Uma empresa de São Paulo realizou entre julho e setembro de 2016 uma varredura nas redes daquela região de Florianópolis, quando identificou mais de 80 grandes ligações fora dos padrões, prejudicando o meio ambiente, afetando diretamente o Rio do Braz e causando poluição na praia de Canasvieiras. Todas as ligações clandestinas foram lacradas, iniciando assim o processo de recuperação ambiental de toda aquela área, que se refletiu inclusive na melhora da balneabilidade da praia.

O equipamento adquirido esta semana será utilizado para inspeção de rede de esgoto em todos os SES (Sistemas de Esgotamento Sanitário) da Casan, seguindo demandas pontuais. Para operar tal tecnologia, a empresa está treinando seus funcionários. As agências de Canoinhas, Araquari, Indaial e Laguna, além de técnicos e engenheiros da Região Metropolitana de Florianópolis, fizeram treinamentos em laboratório e em campo.

(ND, 06/07/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *