A mobilidade urbana
25/07/2018
Duas desapropriações liberam o avanço das obras no elevado Rio Tavares, em Florianópolis
25/07/2018

Museu da Udesc adquire equipamento escalador de escadas para transporte de cadeirantes

Usuários de cadeiras de rodas agora podem visitar o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com mais conforto e acessibilidade. Localizado no Centro Histórico de Florianópolis, o museu adquiriu um carro escalador de escadas que transporta os cadeirantes com segurança na entrada do local e entre os dois andares.

Devido ao seu valor histórico, o Museu da Udesc é um imóvel tombado e está enquadrado na categoria P1 de preservação. Ou seja, o prédio não pode sofrer alterações, tanto interna como externamente.

“Qualquer intervenção altera a fachada. Além disso, a escada da frente é muito íngreme e não comporta rampa”, diz a coordenadora do museu, Sandra Makowiecky.

O equipamento portátil é apoiado sobre rodas e correias dentadas do tipo esteiras, com tração a motor elétrico, alimentado por bateria. O carro tem várias funções, como botão de parada de emergência, sensor de inclinação eletrônico com controle de velocidade e aviso de ângulo de condução acústico e visual.

Acessibilidade

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou, em 2012, o livro “Acessibilidade a Museus”, segundo volume da Coleção Cadernos Museológicos. O livro procura orientar os profissionais dos museus brasileiros sobre a necessidade de adaptação dos espaços para torná-los acessíveis às pessoas com deficiência.

A acessibilidade aos museus está prevista no território nacional pelo Estatuto de Museus, na Lei Federal nº 11.904/2009. Além disso, é citada em normas, declarações, recomendações e tratados internacionais.

(UDESC, 24/07/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *