Rodada de inovação para a água será dias 13 e 14 de junho, na FIESC
06/06/2018
Programa Florianópolis Capital Lixo Zero é apresentado em Congresso Internacional
06/06/2018

Sistema Infravia será apresentado no Concasan nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 7, o Infravia, sistema que organiza e compartilha as redes de gás natural, telecomunicações, água, energia elétrica, iluminação pública, esgoto e drenagem urbana em valas subterrâneas instaladas sob os passeios públicos, será apresentado durante o Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan), no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Bairro Canasvieiras, em Florianópolis. O engenheiro da Secretaria de Estado do Planejamento, Aloisio Pereira da Silva, falará sobre ordenamento e compartilhamento em redes de infraestrutura e sua importância e impacto para o saneamento.

Segundo dados de 2015 da Casan, as perdas de água em Santa Catarina chegam a 28% do volume distribuído, representando um prejuízo de milhões de reais todos os anos. Muitas vezes essas perdas ocorrem devido à dificuldade de acesso ao local do vazamento ou em função de entraves para realizar a manutenção da rede, geralmente instalada sob as ruas.

Para se ter uma ideia dos valores envolvidos apenas pela Casan, as tarifas de abastecimento de água foram responsáveis por R$ 815,9 milhões, ou seja, 81% das receitas obtidas pela empresa em 2016. Já as tarifas de coleta e tratamento do esgoto sanitário somam R$ 170,9 milhões no exercício de 2016 da Casan, representando 17% da receita.

Ao ordenar as redes, o sistema Infravia permite melhorias na eficiência de distribuição de água, redução de custos operacionais ao facilitar o acesso às redes instaladas embaixo dos passeios públicos e ainda propõe racionalização dos recursos hídricos por meio de sistema de coleta de chuva. “O sistema Infravia é inovador, pois reúne as principais redes de infraestrutura em um único local e de simples acesso, que são os passeios públicos, facilitando a manutenção das redes, sem interferir na mobilidade urbana das cidades. Além disso, promove um planejamento urbano completo”, completa o engenheiro Aloisio Pereira da Silva, criador do sistema.

O Congresso Catarinense de Saneamento ocorre entre os dias 6 a 8 de junho e está com inscrições abertas pelo concasan.com.br.

SERVIÇO

O quê: Palestra Ordenamento e compartilhamento em redes de infraestrutura – Sistema Infravia
Quando: 7 de junho de 2018 (quinta-feira, às 10h)
Onde: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira (Rodovia SC-401, km 01, S/N – Trevo de Canasvieira, Florianópolis)

(SPG, 05/06/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *