Eu Amo Praça entra no clima da Copa do Mundo
08/06/2018
Bolsões de pobreza se multiplicam em Florianópolis
11/06/2018

Sincronia dos semáforos em tempo real deve entrar em funcionamento em 30 dias

O sistema de sincronia dos semáforos em tempo real deve começar a operar daqui um mês na região central de Florianópolis. Novos controladores e câmeras de vídeo já foram instalados em 30 cruzamentos. Mas ainda falta a implantação dos chips que permitirão o acesso à internet para que os equipamentos funcionem conforme a demanda do trânsito.

Segundo o diretor de Operações de Trânsito, Fabrício Justino, os 30 novos controladores, instalados em março, são responsáveis por fazer a sincronia das luzes de cada sinaleira, ainda de forma programada.

— Hoje, com os novos controladores, eu não tenho nenhum semáforo fora de sincronia ou com problema de intermitência na Beira-Mar Norte, por exemplo — garante.

Já as 120 câmeras de vídeo, que também já foram instaladas, farão a captura de imagens para que os controladores mudem o tempo de abertura e fechamento de forma automática conforme o fluxo. Mas, para isso, é preciso de acesso à internet. De acordo com Justino, os chips e modens foram entregues pela empresa Brascontrol, contratada pela prefeitura para fornecer os equipamentos, nesta semana. A implantação dos chips deve ocorrer até o início da próxima semana para, então, ser feita a calibragem das câmeras.

— Essa calibragem é necessária para que o sistema se acostume com o tráfego da cidade, com os momentos de pico e dias que não têm movimento intenso. É importe falar que a sincronia e a programação do cruzamento trabalharão conforme a demanda de veículos.

As imagens do trânsito poderão ser monitoradas ao vivo em três locais: na sede do Consórcio Fênix, onde também ficam as imagens dos ônibus, na Diretoria de Operação do Sistema Viário (Diope) e no gabinete do prefeito. Com isso, será possível acompanhar alterações do trânsito e problemas ocorridos nos equipamentos.

Segundo Justino, o contrato com a Brascontrol encerra no final do ano, mas a promessa da empresa é que a sincronia em tempo real comece a operar em 30 dias. O sistema foi anunciado pelo prefeito Gean Loureiro durante o lançamento da Operação Verão 2018 e a promessa era de que a sincronia estaria funcionando até 15 de janeiro. No entanto, em janeiro o prazo repassado pela prefeitura foi para meados de abril ou maio.

A Brascontrol foi contratada por R$ 1,8 milhão para fornecer os equipamentos e prestar auxílio técnico. Já a instalação é feita por funcionários da prefeitura.

(Hora de Santa Catarina, 07/06/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *