Tainha na costa
07/06/2018
Observatório de Justiça Ecológica promove palestra sobre bem jurídico ambiental
07/06/2018

Hemosc é escolhido para participar de ferramenta de doação de sangue criada pelo Facebook

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) é um dos seis bancos de sangue escolhidos no Brasil para a criação de uma nova plataforma do Facebook. O objetivo é ampliar a base de doadores de sangue em todo o país.

A nova ferramenta permite que os cidadãos se cadastrem e recebam notificações quando os bancos de sangue realizarem eventos para atrair voluntários ou quando os hemocentros solicitarem o reforço urgente do estoque de sangue. A ferramenta do Facebook, lançada no final de maio, é resultado de um trabalho conjunto com o Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas em saúde, para garantir que pessoas em todas as regiões sejam beneficiadas com a doação de sangue.

Na primeira fase, além do Hemosc, participam: o HemoCe (Ceará), na região Nordeste; HemoPA (Pará), na região Norte; Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília), no Centro-Oeste; e, no Sudeste, HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo).

No Brasil, são cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde tem se esforçado para aumentar a taxa, e esta será mais uma ferramenta para ajudar.

“Com esta nova ferramenta, o Facebook se torna uma ponte entre os Hemocentros e os possíveis doadores de sangue”, comenta Patrícia Carsten, gerente técnica do Hemosc. A unidade catarinense disponibiliza sangue para 248 hospitais e clínicas do Estado.

Como usuários serão notificados:

• Quando os Hemocentros estiverem buscando doações, poderão criar posts especiais para divulgação ou navegar até facebook.com/findblooddonors. O Facebook notificará automaticamente os doadores de sangue que estiverem próximos para que possam ajudar. Os doadores irão ver a solicitação e poderão entrar em contato diretamente com os bancos de sangue. O Hemocentro solicitante não poderá ver nenhuma informação sobre o doador, a menos que o doador a forneça explicitamente quando responder.

• Quando os bancos de sangue realizarem uma campanha de doação de sangue, poderão criar um evento no Facebook e os doadores próximos serão automaticamente notificados. Esses doadores verão o evento e, caso queiram, poderão indicar se pretendem comparecer ou estão interessados em ir.

O Brasil é o quarto país em que a ferramenta está disponível. Na Índia, Bangladesh e no Paquistão, mais de 8 milhões de pessoas se registraram para serem doadoras de sangue na rede social. Por aqui os usuários já podem se registrar como doador de sangue em seu perfil ou acessando facebook.com/donateblood. Essas informações permanecerão, por padrão, privadas e definidas com visibilidade “Somente Eu”, mas as pessoas poderão compartilhar seus status de doadoras mais amplamente.

(Floripa News, 06/06/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *